Ato contra o desmonte da saúde de Araucária dia 29/03 às 14hs em frente à prefeitura!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Moradores de Araucária, o ano já começa com pedrada. Além das propostas de reforma da previdência e trabalhista do governo fe­deral, Araucária está de mal a pior. É fim da linha de ônibus do Tupy, saída dos médicos terceirizados das unidades básicas de saúde e agora querem fechar a UPA e o PAI. Querem transferir estes serviços para o HMA, pra serem administrados pela empresa que comanda o hospital. É a privatização na cara dura! Não podemos deixar! Todos sabem que quando privatiza um serviço que é essencial como saúde, educação, previdência, segurança quem sofre é o povo.
Filas maiores + mais espera + menos atendimentos + menos exames e medicações = menor qualidade de atendimento.
É bem verdade que a situação já não estava boa. Falta estrutura, medicações e principalmente traba­lhadores. Muitos servidores da saúde já se aposentaram e novos concursos não foram feitos, deixando uma falta de cerca de 500 profissionais na rede inteira, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas… Isto é sentido na gigantesca fila de espera para os atendimentos especializados e exames e no cansaço dos trabalhadores da saúde que estão na ativa, que estão cada vez mais doentes fazendo cada um o serviço de 3 ou 4. Pra ajudar, desde o mês passado quem trabalha nos 24hs não recebe mais refeição de almoço ou jantar! Imagina tra­balhar sobrecarregado e sem comida?
A saída dos médicos da empresa terceirizada só mostra o caos que não tem sido resolvido. Eles serviam de tampão para a falta de médicos concursados que existe na rede. Já era corriqueiro conseguir agendar consulta na unidade para 20 dias ou um mês, agora este tempo deve ser maior ainda! Isto é um erro! A unidade de saúde é a porta de entrada para o tratamento e acompanhamento de quem está com alguma doença. Precisa ter profissionais que conheça seu caso, venha acompanhando como você está e exista confiança para debater os problemas de saúde que você venha enfrentando. Por isso, é essencial que estes trabalhadores sejam concursados da prefeitura e fiquem vários anos no atendimento.
A saúde é um direito e não se brinca! A escolha da prefeitura para ‘reduzir gastos’ é justamente onde é mais necessário para a população. Precisamos estar lado a lado população e servidores contra estes ataques. Precisamos de saúde pública de qualidade!
Venha para o ato pela Saúde, chame seus familiares e amigos.
Vamos lutar pela saúde que os moradores de Araucária precisam!
SAÚDE NÃO É MERCADORIA!

Compartilhar
PUBLICIDADE