Bem-vindo 2017!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

2016 foi um ano de muitas lutas para os servidores e população de Araucária! Iniciamos a nossa Campanha Salarial já em março na esperança de conseguirmos aumento real. Desde então, vivemos uma correria pela garantia de nossos direitos que durou até os últimos dias do ano.

Foram 8 dias de greve, fechamos a Rodovia do Xisto, ocupamos a prefeitura, dormimos no 4°andar e saímos de lá pacificamente após a reintegração de posse. Tivemos várias tentativas de negociação, mais de 40 idas à prefeitura para tentar conversar com os governantes, das quais, 16 vezes realmente houve reunião e em quase todas elas, o Prefeito não esteve presente. Isso sem contar às vezes que ele desmarcou em cima da hora. Ao longo do ano fizemos 18 atos, paralisações e panfletagens contra a PEC 241/55, contra as reformas, Trabalhista e Previdência. Dentre eles destacamos o sopão e o marmitaço no Paço Municipal como também um café da manhã em frente à casa do ex-prefeito Olizandro. Ainda fizemos cinco ocupações no 4° andar. Todos esses esforços foram válidos para abrir a negociação com a gestão. Na Câmara Municipal, foram 11 reuniões, atos e audiências com tentativa de efetivação do reajuste do Vale Mais. Espalhamos outdoors pela cidade, mandamos jornais para a população denunciando a situação caótica da prefeitura. Fomos além e ganhamos até um “Oscar do Obama” da página do facebook do ARAUCAOS pelos outdoors da campanha “Prefeito no Vale Mais nada?”.

Nunca um prefeito de Araucária foi tão cobrado publicamente por um sindicato. O vídeo sobre as promessas não cumpridas do ex-prefeito Olizandro teve 9,5 mil visualizações. Olizandro Ferreira se retirou deixando a prefeitura quebrada e o vice Rui Souza foi apenas a continuação da péssima gestão do ex-prefeito. Não nos calamos! Foram incontáveis reuniões com secretários, mais de 20 assembleias, 54 programas de rádio onde denunciamos o desgoverno dessa gestão. Na mesma lógica publicamos 48 colunas neste jornal, reuniões e denúncias no Ministério Público, inclusive sobre os Cargos Comissionados.

Para melhorar a comunicação entre sindicato e servidores, fizemos 6 Boletins Informativos, reuniões por secretarias, categorias e em locais de trabalho. Promovemos, junto com outros sindicatos de Curitiba e região metropolitana, seminários, debates e cursos de formação. Criamos o coletivo dos aposentados e com a participação ativa destes, ocupamos o 4° andar, pois havia o risco de não receberem seus vencimentos. Para finalizar esse difícil ano, no ultimo prazo legal para pagamento do nosso 13º, o prefeito Rui Souza foi preso, confirmando o que já sabíamos, que ele daria um calote nos servidores e fornecedores, atrasando os pagamentos dos salários de dezembro, para o desespero dos trabalhadores efetivos e terceirizados.

Tudo isso para dizer que todas as nossas lutas não foram em vão, apesar de ter batalhado com uma administração corrupta e intransigente, que usou da má fé e subestimou os servidores e a população, achando que simplesmente iriam “Raspar o tacho e ir embora”, vencemos essa etapa!

Por fim, saudações a quem não se acovardou e foi pra luta! Saudações a quem, mesmo se ausentando, não deixou de nos dar apoio! Saudações a quem sabe que só a luta muda a vida e que as coisas só mudam com a participação de todos e que comece 2017! FIRMES!

Compartilhar
PUBLICIDADE