Dados do IDEB revelam a falta de condições de trabalho no serviço público em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foram divulgados na última semana pelo MEC (Ministério da Educação), revelaram que Araucária não atingiu as projeções feitas para 2013. Isso pode ser um indicador de que as condições de trabalho podem estar desmotivando os servidores.

Para as turmas até o 5º ano o índice projetado era de 5,4, porém o município alcançou a nota de 5,1. Já para as turmas entre o 5º e 9º ano a meta era de 4,8, mas o IDEB observado foi de 4,2. Ou seja, sem nenhum avanço na qualidade do ensino, Araucária não conseguiu atingir a meta estabelecida para o ano de 2013.

Muito mais do que salários justos ao serviço que desempenham, os servidores necessitam urgentemente de políticas públicas que assegurem reconhecimento. E não só a Educação em Araucária que requer medidas criteriosas de planejamento e estratégia para apresentar melhorias de caráter emergencial, a todos os usuários da rede pública municipal.

Exemplificativamente destacamos a qualidade das atividades da última semana pedagógica, que deixaram muito a desejar. Muitos Atendentes Infantis relataram que foram ofertados aos profissionais textos improvisados sem, sequer, um palestrante. Buscando conhecimento e desenvolvimento na carreira os educadores tem que ir atrás, por conta própria, de cursos que o auxiliem, e que, ainda assim, não são reconhecidos pela administração. E pior, quando reconhecidos, o município deixa de efetuar o pagamento das progressões.

Muda-se o desejo de crescimento da cidade. Muda-se a forma de ver os cidadãos. Mudam-se as cabeças pensantes do governo. Mudam-se os objetivos. Mudam-se as estratégias. Muda-se a maneira de ver o futuro. Assim, muda-se o saber. Só assim, muda-se a situação.

Compartilhar
PUBLICIDADE