Parabéns, servidor público!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Sábado (28) foi dia do servidor público, dia de comemorar, mas acima de tudo de refletir. Refletir o papel destes trabalhadores para a sociedade brasileira e a constante perseguição comandada pela mídia, empresas privadas e a própria gestão pública. A luta é diária desses trabalhadores para realizar um serviço digno, público e de qualidade para toda a população, apesar das más condições de trabalho oferecidas pelos governos, a desvalorização, ameaças de retirada dos planos de carreira e, agora o ataque à estabilidade com um projeto de lei que vai “testar” os trabalhadores semanalmente pela a chefia imediata (que muitas vezes são cargos indicados e tem atrelamento político com a administração) e caso não atinja uma pontuação especifica serão exonerados.

Ao invés de investir no serviço público e dar condições dig­nas para que os servidores possam desenvolver a sua função de maneira adequada, o governo prefere pressionar e culpar ainda mais o trabalhador, como se o problema fosse má vontade ou preguiça.

Não são os salários dos servidores públicos concursados que quebra a Previdência, nem é o servidor público que quebra as finanças de um ente público. A quebra da Previdência e das finanças públicas é resultado de muita corrupção, que desvia os recursos públicos para atender a interesses privados de um pequeno grupo, isenções fiscais e dívidas de grandes empresas, como a JBS que deve bilhões à previdência. Além das decisões inconsequentes que o congresso tem tomado, aprovando PECs e Reformas irresponsáveis, as quais furtam direitos sociais conquistados pelo povo através de muita luta e debate.

O discurso oficial prega que o servidor público é um peso pro Brasil, que as políticas sociais são um peso, que o trabalhador tem muitas “regalias”. Estão maquiando com mentiras a verdade, colocando a população contra o servidor. E o objetivo disso é óbvio: privatizar os serviços públicos, ou seja, transformar em privado o que hoje é direito da população, forçando a todos pagar por saúde, educação, segurança, isentando a conquista de que esse direito fosse uma obrigação do Estado.

Quando um cidadão é assaltado, sequestrado, furtado, será um servidor público que defenderá seus bens, patrimônio e integridade física. São os servidores que salvam vidas no resgate (SAMU) ou os bombeiros. Quando um filho, um neto, um sobrinho vai para o ensino básico gratuito ou entra em uma universidade fe­deral são servidores públicos que promovem essa formação. Quando alguém precisa de sangue de qualquer tipo, será um servidor público que executará todos os procedimentos para te entregar um bem tão precioso.

Enfim, os servidores são res­ponsáveis por TODOS os serviços públicos no Brasil. Por isso, respeitar e apoiar estes trabalhadores, é essencial para a manutenção das políticas públicas. Parabéns a todos os servidores que lutam diariamente por um serviço público digno e de qualidade para toda a população brasileira!

Compartilhar
PUBLICIDADE