Terceirização e a decadência do serviço público!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Novamente corremos o risco de fechar CMEI’S e Postos de Saúde por falta de higiene.

Os contratos realizados entre prefeitura e empresas nunca deram certo em Araucária. Lembram que já ficamos sem coleta de lixo por mais de uma semana? Lembram da greve no transporte público por falta de repasses para a empresa TRIAR – Transporte Integrado de Araucária? Recordam que os médicos terceirizados ameaçaram parar porque não estavam recebendo o pagamento em dia? Que os espaços da prefeitura ficaram sem a devida higienização inclusive CMEI’S e Postos de Saúde? Pois bem, todos estes problemas são decorrentes da terceirização no serviço público! Terceirização é quando a gestão eleita para gerir o município decide passar a responsabilidade para uma empresa privada. Assim ao invés da prefeitura gerir serviços como limpeza, coleta de lixo, alimentação em escolas e CMEI’S, contratação de médicos, transporte público e escolar ela contrata uma empresa para fazer estes serviços. Os contratos com estas empresas geralmente envolve valores bem altos, ou seja, terceirização custa caro e gera lucros altíssimos para as empresas. E quem paga essa conta? Nós trabalhadores. A população de araucária é quem paga e paga caro! Pagamos caro e ficamos no prejuízo com um serviço ruim e que de tempos em tempos paralisa por conta de falta de pagamento. E a prefeitura? Quando reclamamos para a prefeitura ela afirma que a empresa é que é a responsável. Quando re­clamamos para a empresa ela acusa a prefeitura. Ou seja, neste jogo de “empurra – empurra” nem prefeitura nem empresa se responsabilizam por nada!!! Fácil ser prefeito assim né? Você se elege para gerir os serviços da prefeitura, depois de eleito decide passar essa responsa­bilidade para uma empresa e se ela não entrega o serviço como deveria a culpa é dela.

Infelizmente, a população de Araucária novamente está refém desta situação! Mais uma vez questões burocráticas podem interromper os serviços de limpeza e alimentação dos espaços da prefeitura. O contrato da empresa que gerencia a alimentação da SMED – Secreta­ria Municipal de Educação venceu ontem. Já a empresa que gerencia a limpeza em todos os espaços da prefeitura vence agora no dia 25 deste mês.

Pode um posto de saúde funcionar sem a devida higienização? Pode uma escola receber alunos sem a limpeza do local? Pode um CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil receber crianças sem a devida limpeza das salas e banheiros? É evidente que a resposta para todas estas perguntas é NÃO! Nenhum destes espaços pode funcionar e atender sem a devida higiene! Essas questões deveriam ser motivo de preocupação do nosso prefeito. Porém, tanto o atual prefeito, quanto os anteriores não se responsabilizaram por estes serviços. Simplesmente passaram a responsabilidade adiante. Portanto, atenção população: Caso CMEI’S, Postos de Saúde e outros espaços da prefeitura fechem as portas nos próximos dias saibam que ainda não é greve não! É falta de higienização dos espaços e falta de compromisso da prefeitura!

Compartilhar
PUBLICIDADE