10 DE AGOSTO – DIA DO BASTA! | O Popular do Paraná
Home / Colunas / Sismmar / 10 DE AGOSTO – DIA DO BASTA!

10 DE AGOSTO – DIA DO BASTA!

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O DESEMPREGO, A RETIRADA DE DIREITOS E A MISÉRIA PROVOCADAS PELOS PATRÕES E SEUS GOVERNOS.

O Sismmar fortalecerá o Dia Nacional de Luta na sexta-feira, dia 10 de agosto, contra o avanço do neoliberalismo, que acentua a exploração sobre a classe trabalhadora.

É um dia para se manifestar contra a reforma trabalhista e as ações do governo Temer (MDB-DEM-PSDB). Vamos denunciar as medidas adotadas a serviço exclusivo do capital, que sucateiam o serviço público, congelam salários e pioram as condições de trabalho.

O capital não tem pátria e o ataque à classe trabalhadora não é exclusividade de Araucária, do Paraná ou do Brasil.

O capital internacional pressiona pela retirada de direitos das/os trabalhadoras/es e potencializa o grau de exploração nas relações sociais de produção.

Na geopolítica, o centro do Império – EUA e Europa – tenta manter a ordem internacional, submetendo países emergentes à entrega das suas riquezas e à adoção de políticas de boicote ao setor público. Dos empréstimos do FMI à Argentina, da entrega do Pré-Sal à petrolíferas estrangeiras no Brasil à terceirização do serviço público em Araucária, governos neoliberais que atendem exclusivamente aos interesses dos grandes empresários atacam os direitos da classe trabalhadora.

No caso da Educação, a BNCC (atrelada à Reforma do Ensino Médio) transfere recursos do setor público para o setor privado, que vê a educação como mercadoria. Desta forma, desconsidera-se o papel social da escola e se rebaixa a educação da classe trabalhadora, limitando ainda mais as possibilidades das camadas inferiores da sociedade.

Como decorrência desse processo, o arrocho salarial recai sobre os ombros das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Em Araucária, o conjunto dos servidores acumula perdas desde 2013. No Estado do Paraná, o funcionalismo está com os salários congelados desde 2016. No Brasil, desde 2015, 12 milhões de pessoas retornaram à extrema pobreza.

Portanto, no dia 10 de agosto, estaremos na luta contra as ações do capital e seus governos. Para ampliar seus lucros, eles espalham o desemprego, retiram direitos e promovem miséria.

Faremos panfletagem para dialogar com a população na Praça Dr. Vicente Machado a partir das 9h. Convidamos os/as trabalhadores/as a se juntarem nessa luta. Também estaremos representados no ato unificado na Boca Maldita, às 11 horas, em Curitiba.

A Luta Muda a Vida!

Firmes!

Publicado na edição 1125 – 09/08/18

 

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*