Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública de Araucária | O Popular do Paraná
Home / Colunas / Sismmar / Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública de Araucária

Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública de Araucária

Neste mês acontece a XX Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita, Laica e Universal de Qualidade em Araucária (FME). Desde a luta dos trabalhadores pela criação do Fórum, muitas foram as conquistas que resultaram desse espaço democrático, coletivo e formador.
Ao longo de 23 anos, o Fórum Municipal de Educação de Araucária, que é um dos primeiros do estado do Paraná, foi construído por um conjunto de trabalhadores da educação que compreendia a necessidade e a importância da escola pública como ferramenta de evolução da sociedade.

Muitos temas foram tratados nas sessões plenárias, entre eles estão a defesa do currículo, ensino fundamental de 9 anos, avaliação escolar, valorização e saúde dos professores, políticas públicas para aprendizagem, construção coletiva dos planos municipais de educação, financiamento da educação, educação infantil, direitos humanos na educação, condições de trabalho e valorização dos trabalhadores da educação.

Sem contar com a previsão em calendário como dia não letivo, e sem o incentivo da Secretaria Municipal de Educação, num contexto nacional de ataques à educação pública, o Fórum Municipal de Educação de Araucária se fixa ainda mais como um espaço de resistência e defesa da escola pública.

A XX Sessão do FME terá como tema a Carreira e Valorização dos Trabalhadores da Educação e acontecerá nos dias 20/09, com palestra da Dra. Milena Costa às 18h na Câmara Municipal e dia 21/09 com os grupos de trabalho pela manhã, e plenária no período da tarde. O Fórum conta com certificação de acordo com a carga horária de cada participante e é gratuito.

Importante salientar que o evento é aberto para os trabalhadores da educação, assim como para todos os interessados em discutir as políticas públicas da educação no município: comunidade, estudantes e professores de outras redes. As inscrições podem ser feitas até sexta feira, 14/09/2018, pelo site: Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública de Araucária.

 

Publicado na edição 1130 – 13/09/18

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*