Home / Colunas / SMED / Atendimento ao público

Atendimento ao público


“Esta semana iniciamos o aten­dimento aos pais na Central de Vagas. A equipe do Departamento de Estrutura e Funcionamento de Ensino que atende ao público na Central de Vagas preparou e organizou o atendimento de tal forma que todos que procuraram a Secretaria Municipal de Educação foram muito bem atendidos. Como a demanda é maior no início do ano, a qualidade no atendimento merece ser parabenizada”. Comenta o secretário Henrique Theobald.
É óbvio que nem todos conseguiram ser encaminhados para vagas, pois como é público e notório, Araucária carece de vagas, especialmente em CMEIS. No entanto, será utilizada toda a capacidade de atendimento do Município para atender as crianças em idade de Educação Infantil e Ensino Fundamental, ou seja, a partir de 4 anos de idade.
Para que isso seja possível, já no final do ano de 2016, ficou definido que a Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade, passaria a ser ofertada em meio período diário. Como é o primeiro ano em que isso ocorre, enfrentaremos alguns contratempos, junto com as famílias, que muitas vezes terão de se adequar para dar cobertura ao outro turno, que até então era aten­dido pelo CMEI.
Estamos diante de uma nova realidade, ou seja, a exigência legal da universalização do aten­dimento das crianças a partir dos quatro anos de idade em turmas de Educação Infantil. O atendimento de crianças a partir dessa idade em período integral deve ser estendido àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. No entanto, a definição dos critérios de vulne­rabilidade social e sua verificação é que precisam ser aprimorados.
Esse processo de aprimoramento ocorrerá no confronto entre a realidade e o movimento social e a aplicação da legislação específica e seu aperfeiçoamento.
O atendimento ao público na Secretaria Municipal de Educação ocorre diariamente das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h30 horas.

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*