Home / Colunas / SMED / Crianças têm aulas de musicalização

Crianças têm aulas de musicalização


Tocar instrumentos, fazer aquecimento vocal, cantar são algumas das atividades realizadas por crianças de seis a oito anos de idade nas aulas de musica­lização realizadas no Complexo Pedagógico Lucy Moreira Macha­do, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os encontros ocorrem duas vezes por semana no período da manhã.

De acordo com a professora Patrícia Kohuyama Matos Sival, esse trabalho de musicalização infantil não tem como objetivo formar apenas músicos profissionais, mas estimular e traba­lhar diversas áreas cognitivas: atenção, disciplina, coordenação motora, reflexos e leitura de símbolos.

Ainda de acordo com Patrícia, todas as aulas têm uma rotina: música de entrada, música para a socialização, proposta principal da aula (trabalho com notas musicais, diferentes timbres, técnica de execução da flauta e/ou outros) e música da saída. “Foi possível perceber que os alunos assimilaram de forma natural as questões musicais como: ritmo, melodia, andamento, timbre, notação musical lendo os símbolos musicais característicos”, contou.
Para a estudante Emilly Elisabeth Alves, de 07 anos de idade, os encontros são muito interessantes. “Em cada aula, eu aprendo algo novo”, disse. O estudante André Lucas Silva, de 08 anos de idade, conta todo empolgado que já aprendeu a tocar vários instrumentos musicais. “Já sei tocar flauta, clava, xilofone, e já cantei várias músicas”, afirmou.

A professora Patrícia destaca que a música nesta idade da alfabetização, auxilia na aprendizagem, na cognição, na socia­lização. “Assim como as demais formas de arte, a música deve ser priorizada em todas as faixas etárias, pois não pode ser apenas um supérfluo que poucos têm acesso”.

Sobre SMED

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*