“Espaço Criança” atende alunos no período de férias escolares

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Começou a funcionar ontem (05 de janeiro) o “Espaço Criança” em dois Centros de Educação Infantil: CMEI Berneck e CMEI Campina da Barra. A intenção da Prefeitura de Araucária foi criar um ambiente alternativo de recreação e de atividades culturais, não tendo relação com o calendário escolar.

As inscrições desses alunos já foram realizadas e os pais tiveram que comprovar a impossibilidade de ficar com as crianças neste período de férias escolares por motivos profissionais.

Diretores dos CMEIs e os diretores interinos do Espaço Criança, que são profissionais da Educação que já atuam nos CMEIs e que coordenam as atividades nas duas unidades, receberam orientações e um material com sugestões de atividades. As orientações vão desde organizar uma visita com as crianças (para que conheçam a estrutura do CMEI onde estão), a contação de histórias, cantigas, jogos, colagem, pintura.

O atendimento nos dois espaços será realizado pelos profissionais da Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Serão atendidos alunos matriculados no ano de 2014 nas turmas de BI, BII, Maternal e PréI Integral. “É um espaço alternativo. Priorizaremos as atividades recreativas e culturais. O foco são as brincadeiras cantadas, atividades com diferentes materiais e pinturas. Será diferente da rotina escolar e a frequência não é obrigatória”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil Elenir Kern Gerber.

Convívio familiar

O atendimento em janeiro visa atender a uma necessidade dos pais que, devido ao trabalho, não têm como passar o dia com seu filho durante esse mês de férias. Entretanto, é preciso destacar o direito garantido na Constituição Federal e reafirmado em leis e pareceres da Educação, que diz respeito à convivência familiar. É nos períodos de férias e recessos que as crianças têm a oportunidade de vivenciar outras experiências e fortalecer o vínculo com seus familiares.

Compartilhar
PUBLICIDADE