Home / Colunas / SMED / Estudantes recebem a visita do EcoExpresso Sanepar com o projeto “Do Rio ao Rio”

Estudantes recebem a visita do EcoExpresso Sanepar com o projeto “Do Rio ao Rio”


Estudantes de Araucária receberam, na semana passada, a visita do EcoExpresso da Sanepar, um ônibus adaptado que leva o projeto “Do Rio ao Rio”, e tem por objetivo apresentar o conhecimento sobre o Ciclo da Água e o Saneamento Ambiental. O veículo é e­quipado com uma maquete ambiental que mostra o ciclo da água e os processos utilizados pela Sanepar.

Durante o encontro, um biólogo apresenta o espaço aos estudantes e aborda sobre o uso racional da água, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente dos recursos naturais.

As maquetes mostram o percurso da água desde as nascentes, a formação de rios e barragens para captação de água, as etapas de tratamento da água, como é feita a distribuição nas cidades e nas pequenas localidades. “É muito legal ver isso tudo aqui na escola”, disse Beatris Borges Rodrigues, estudante do 3º ano da Escola Professora Maria Aparecida.

Ainda há demonstração da ligação intradomiciliar de esgoto, com caixas de gordura e de ins­peção. Os estudantes também são orientados sobre a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria de águas pluviais. Na parte que fala sobre o tratamento, o biólogo explica que o lodo proveniente do processo de tratamento de esgoto pode ser utilizado na agricultura.

Segundo a professora Rita de Cácia Souza, a visita ao ônibus foi uma ótima oportunidade que os estudantes tiveram para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula. “É um momento diferente, com uma metodologia muito atrativa. As maquetes são encantadoras, eles adoraram”, disse. Veja mais fotos no Blog da SMED: www.smedaraucaria.blogspot.com.

Sobre SMED

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*