SMED inicia projeto que destaca a importância do brincar

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Araucária deu início ao projeto “Brincadiquê”? Pelo Direito ao Brincar na Escola. Inicialmente será implantado na Pré-Escola Cachoeira, em dez Centros Municipais de Educação Infantil e em cinco escolas (1º ano). A ideia é incentivar o uso de brincadeiras no processo de aprendizado das crianças, especialmente na alfabetização, letramento e linguagem matemática.

Para isso os profissionais irão receber formação continuada, ofertada pela Rede Marista de Solidariedade, em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade. A formação ocorre por meio de grupos de trabalho e Seminários que terão continuidade em 2015. Os participantes são multiplicadores em suas unidades de ensino de forma a expandir o conhecimento sobre o tema.

Como parte dessa formação, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promoveu, na quarta-feira (26), um Seminário com o palestrante Leandro Medina, que falou sobre “Brincadeiras Cantadas”. E, na quinta-feira (27) a formação “Concepção de infância e as culturas infantis – jogos, brinquedos e brincadeiras na linguagem matemática”.

A diretora do Departamento de Educação Infantil Elenir Kern Gerber considera que um dos pontos mais interessantes nesse projeto é que ele estabelece uma interação entre a Educação Infantil e as escolas.
De acordo com Angelita Belo, coordenadora da Educação Infantil da SMED, o projeto vai ao encontro com a as Diretrizes Municipais de Educação, que acredita na importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança.

Além da Educação, participam representantes da Assistência Social, do Esporte e Lazer, da Cultura e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

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