Home / Colunas / SMED / SMED realiza Seminário do PNAIC

SMED realiza Seminário do PNAIC


A Secretaria Municipal de Educação (SMED), realizou na terça-feira (25 de outubro) o segundo Seminário de Alfabetização Matemática – pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do ano de 2016. No Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, cerca de 140 professores se reuniram para esse encontro com o palestrante Dr. Luiz Roberto Dante.

Durante o encontro, Dante destacou que é importante criar desafios para as crianças buscarem resultados matemáticos. Segundo ele, os estudantes acham muitas vezes chatos fazer continhas, mas quando eles são instigados por meio de desafios lógicos, eles precisam fazer os cálculos, montar as expressões e acham muito mais interessante, pois aquilo terá um significado.

Ainda durante a palestra, os professores foram desafiados com questões de raciocínio lógico. Dante falou que os profissionais precisam fazer isso em sala de aula, instigar os estudantes a pensarem na resolução de situações-problema.

Segundo a coordenadora municipal do Pnaic, Karen Kampa, a palestra foi uma grande oportunidade aos profissionais de Araucária, já que o palestrante é autor do livro didático Ápis da disciplina de Matemática, utilizado na maioria das escolas municipais da cidade. “Nossos professores alfabetizadores tiveram um encontro muito interessante, pois puderam compreender a organização do autor nas atividades propostas no material, como também esclarecer dúvidas”, destacou.

Pnaic

É um compromisso formal assumido pelo Governo Federal e os municípios com a finalidade de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Sobre SMED

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*