Pais pedem lombada para frear apressadinhos

Travessia fica a poucos metros do portão da escola, mas não coibe a velocidade
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Travessia fica a poucos metros do portão da escola, mas não coibe a velocidade
Travessia fica a poucos metros do portão da escola, mas não coibe a velocidade

A alta velocidade e a imprudência dos condutores de veículos motorizados vêm trazendo riscos para a comunidade escolar do CMEI Industrial, no bairro Capela Velha. O problema foi levantado por alguns pais, que procuraram a reportagem do Jornal O Popular para pedir a instalação de uma lombada na frente da instituição, na tentativa de coibir estas infrações e garantir mais segurança para as crianças e seus pais.

A responsável pelo CMEI, Hélia Regina Gawlik, confirma aflição dos pais e diz que vários deles já procuraram a direção para pedir que intervenha junto à Prefeitura, pedindo uma lombada. “Temos uma travessia elevada aqui, que fica quase na frente da creche, mas ela não freia os apressadinhos”, comentou Hélia.

A mãe de um aluno disse que a maioria dos motoristas não respeita a travessia elevada, o ideal mesmo seria uma lombada convencional, que os obrigue a reduzir a velocidade. “Tem motoristas que param pra gente atravessar, tem motoristas que, se duvidar, tocam o carro em cima, é difícil prever. Mais do que isso, é perigoso!”, comentou.

Outra mãe foi mais além e disse que se fosse feito um recuo na calçada em frente ao CMEI os pais poderiam parar os carros para pegar as crianças com mais segurança, sem ter que atravessar a rua, que é bastante movimentada. “É tudo uma questão de lógica, se forem feitas pequenas mudançazinhas, todos sairão ganhando”, analisou.

Como manda a lei

Sobre a transferência da travessia elevada para frente da escola, a Prefeitura justificou que o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (sobre sinalização escolar) destaca que “depois de ficarem o período de aulas nas salas, é comum as crianças saírem correndo pelo portão, sem prestar atenção no trânsito” e que, por isso, determina que “a faixa de pedestre nunca deve ser implantada defronte ao portão, mas sim deslocada alguns me­tros”. Esta medida visa garantir maior segurança aos pais e alunos.

A Prefeitura lembrou ainda que não recebeu nenhuma solicitação sobre o caso direcionada ao órgão responsável pelo trânsito no município, e quando os moradores desejarem esclarecer dúvidas como esta, podem entrar em contato com o Departamento de Trânsito pelo telefone 3614-1443. Sobre o recuo para os carros, uma equipe irá até o local verificar se há condições de implantação.

FOTO EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE