Candidatos desrespeitam a lei eleitoral e têm carros de som apreendidos

Os carros que faziam a propaganda política com as músicas de campanha passaram em frente ao Fórum
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os carros que faziam a propaganda política com as músicas de campanha passaram em frente ao Fórum
Os carros que faziam a propaganda política com as músicas de campanha passaram em frente ao Fórum

Apesar da lei para a propaganda eleitoral ser bastante clara, alguns candidatos de Araucária parece que não entenderam as regras. Foi o caso de Rui Souza e Clodoaldo Nepomuceno. Os carros com a música de campanha, ou jingles, passaram com o som alto em frente ao Fórum Municipal e foram apreendidos por terem infringido o artigo 11 da Resolução 23457/2015 do TSE, que regulamenta a propaganda eleitoral. Para piorar a situação, um dos veículos estava sendo conduzido com o capô aberto. Outro carro que estava na mesma situação e foi apreendido tinha o perfurade do candidato a prefeito Palmonari e candidato a vereador Gesi Cabeleireiro.

A propaganda política foi liberada neste ano entre os dias 16 de agosto até às 22h do dia 01 de outubro, véspera das eleições. Conforme as regras estabelecidas, os carros de som podem ser utilizados entre às 8h e 22h; o nível de pressão sonora não pode ultrapassar 80 decibéis; e, o fato que gerou a apreensão dos carros, é porque o veículo não pode trafegar a uma distância menor que 200 metros de órgãos públicos, como as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, sedes dos Tribunais Judiciais e também de quartéis e outros estabelecimentos militares, escolas, bi­bliotecas públicas, teatros, igrejas, hospitais e casas de saúde quando em funcionamento.

Os veículos apreendidos, um Fiat Siena, cor preta, placas MDM-7114, VW Saveiro, cor prata, placas ARE-3068, Renault Scenic, cor prata, placas AWB-7200 e um Fiat Uno, cor azul, placas BME-6336, estão no pátio do 17º Batalhão da Polícia Militar e devem permanecer no local pelos próximos dias para a aber­tura de procedimento junto ao juízo eleitoral.

Texto: rafaela carvalho / fotos: everson santos

Compartilhar
PUBLICIDADE