4 dos 5 atuais conselheiros conseguem à reeleição

Apuração dos votos aconteceu no Ginásio do CSU
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Apuração dos votos aconteceu no Ginásio do CSU
Apuração dos votos aconteceu no Ginásio do CSU

O domingo, 4 de outubro, foi de movimentação intensa na Escola Municipal Ibraim Antonio Mansur, no Fazenda Velha, onde aconteceram as eleições para escolha dos novos conselheiros tutelares de Araucária.
Mesmo com o voto não sendo obrigatório, 9.278 pessoas participaram do pleito, praticamente 10% do total de eleitores existentes no Município. Número que sobe para 15% quando considerados apenas os votos válidos dados nas eleições municipais de 2012. A disputa por uma das cinco cadeiras de conse­lheiro registrou ainda dezenove votos em branco e 58 anulados.

Ao todo, quinze candidatos participaram da disputa, cujo processo se iniciou lá em abril e incluiu várias etapas, como provas teóricas, avaliação psicológica e análise de vida pregressa. Dos cinco eleitos no domingo, quatro já são conselheiros atualmente. A única integrante atual do Conselho a não se reeleger foi Margareth de Fátima Carlos, que decepcionou e conseguiu apenas 414 votos, ficando na décima posição.

A primeira colocação nas eleições deste ano ficou com Michele Neri Peplinski, que obteve 1.180 votos. Michele já é conse­lheira, mas está afastada do cargo a pedido do Ministério Público local por, entre outras coisas, ter recebido o Bolsa Família sem fazer jus a tal. O caso é analisado pelo Poder Judiciário e a previsão é que o julgamento deste episódio aconteça ainda este ano. Se for liberada pela Justiça, Michele deve poder assumir o mandato sem problemas.

Além de Michele, também foram eleitas Cristiane Regina Franceschi de Oliveira, Franciele de Fátima Menegatti, Fabíola Cristina da Silva Karas e Adriane Mônica Gawlak. Esta última é a única novata da turma. Confira na tabela ao lado a votação obtida por todos os quinze candidatos.

Sem maiores problemas

De acordo com o promotor da Infância e Juventude de Arau­cária, David Kerber Aguiar, a votação para conselheiro tutelar aconteceu de forma satisfatória, com algumas ocorrências normais a esse tipo de disputa.

Próximas etapas

Ainda esta semana o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deve publicar o resultado oficial das eleições. A posse das eleitas está marcada para o dia 10 de janeiro de 2016 e elas ficarão no cargo por quatro anos.
04 - cor copy
Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE