Ex-secretário de Rui se entrega à Justiça. Agora, dois seguem foragidos

Policial vistoria os pertences que Edson (de bermuda) trouxe quando se entregou
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Policial vistoria os pertences que Edson (de bermuda) trouxe quando se entregou
Policial vistoria os pertences que Edson (de bermuda) trouxe quando se entregou

O ex-secretário de Obras Públicas da Prefeitura, Edson Luiz Braun, se entregou esta semana à Justiça. Ele havia tido sua prisão preventiva decretada na segunda fase da ope- ração Fim de Feira, que no final do ano levou à prisão o então prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PTC).

Edson, que ficou no comando da Secretaria de Obras por cerca de quinze dias, se entregou na terça-feira, 17 de janeiro. Acompa- nhado de seu advogado, ele compareceu à Delegacia da Polícia Civil da cidade trajando calça, camisa e sapato social. Trouxe também uma pequena mochila com pertences pessoais e um travesseiro. Logo após ser recepcionado pelos agentes, ele foi orientado a trocar de roupas. No próprio banheiro da DP, ele substituiu o traje social por camiseta branca, calção e chinelo.
Agora, das sete pessoas que tiveram a prisão preventiva decretada a pedido do Ministério Público em razão do esquema que havia sido montado na Prefeitura para achacar fornecedores, duas seguem foragidas: Joasiel Guilherme Soares e Marcio Silva Salgado. O primeiro seria uma espécie de preposto de Rui na abordagem dos empresários achacados e, o segundo, era o secretário de Meio Ambiente e uma espécie de faz-tudo do grupo.
Dupla derrota
Também presa em razão do esquema montado na Prefeitura, a ex-secretária de Governo, Fernanda Karas sofreu duas derrotas nos últimos dias. Primeiro, ela tentou converter sua prisão preventiva em domiciliar. Alegou que a Penitenciária Feminina de Piraquara (PFP), onde está detida num espaço em separado das demais presas, não reunia as condições necessárias para recepcioná-la, já que por ser advogada deveria ficar numa sala especial.
Na análise do pedido, o juiz Sergio Bernardinetti considerou que, quando comparado à situação das penitenciárias do Brasil, o espaço reservado para a ex-secretária é adequado. “À vista das condições absolutamente precárias da grande maioria das cadeias públicas paranaenses, inclusive deste Foro Regional de Araucária, não há dúvidas de que a peticionaria encontra-se na PFP condições condignas, sobretudo em comparação com a realidade que enfrentaria se recolhida à DP deste Município”, justificou ao indeferir o pedido.
Fernanda também entrou com um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça, o qual foi negado pelo magistrado Mauro Bley Pereira Junior.
Texto: Waldiclei Barboza / FOTOS: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE