Quem são os araucarienses que vão às urnas no domingo?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Exatamente 86.812 moradores de Araucária estão aptos a irem às urnas no próximo domingo, 2 de outubro, escolher o novo prefeito e vereadores que terão a missão de administrar a cidade a partir de 1º de janeiro de 2017. Se você achou o número considerável, saiba que ele poderia ser muito maior. Já chegamos a ter perto de 105 mil títulos cadastrados, mas, em razão do processo de biometria realizado pela Justiça Eleitoral no ano passado, perto de vinte mil pessoas perderam o direito de votar, pois não compareceram ao Cartório para colher suas impressões digitais.

Os quase 87 mil araucarienses aptos a votar estão divididos em 310 seções eleitorais, as quais estão localizadas em 64 pontos diferentes de Araucária. Nosso maior local de votação é a Escola Municipal Ibraim Antonio Mansur, no bairro Fazenda Velha. Lá, estão 6.322 eleitorais, que exercem o sufrágio universal em dezoito seções diferentes.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria dos nossos eleitores é do sexo feminino. São 44.943 (51,7%) mulheres contra 41.869 homens (48,3%). As estatísticas ainda mostram que o grosso dos aptos a votar em Araucária tem apenas o ensino médio completo (34,69%), seguido dos que tem apenas o ensino fundamental incompleto (26,16%).

As informações disponibilizadas no site do TSE também dão conta de que a maior parte dos eleitores araucarienses tem entre 30 e 34 anos. Nesta faixa etária somos 10.032 pessoas, o que corresponde a 11,55% do total. Nesta eleição também teremos 1.485 adolescentes com 16 ou 17 anos exercitando o direito de votar pela primeira vez. Esta turma, porém, embora tenham o direito de escolher nossos representantes, não é obrigada a ir às urnas, já que o voto só se torna obrigatório a partir dos 18 anos. Também teremos neste pleito 2.329 idosos com mais de setenta anos. Ou seja, que só vão votar se quiserem, já que a legislação diz que o voto é facultativo para quem tem mais de setenta anos.

Faixa etária dos nossos eleitores
g2
Grau de instrução
g1
Texto: waldiclei barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE