Preciso fazer ressonância de corpo inteiro?

Clínica DIA oferece exames de alta complexidade, que utilizam tecnologia de ponta
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Clínica DIA oferece exames de alta complexidade, que utilizam tecnologia de ponta
Clínica DIA oferece exames de alta complexidade, que utilizam tecnologia de ponta

A Clínica DIA, através do Dr. James Henrique Yared, neurorradiologista e integrante da equipe de especialistas, ressalta que embora seja possível fazer a ressonância de corpo inteiro, o resultado não será detalhado e específico. “Uma ressonância magnética mais simples, como joelho e coluna lombar duram em média 20 minutos, mas em exames mais complexos podem durar mais de uma hora”, comenta. Se for de corpo inteiro, não é possível realizar todos os procedimentos em apenas um dia devido à complexidade. “Por isso, seria desnecessário o paciente enfrentar tudo isso se não houver necessidade de um diagnóstico específico ou indicação médica.

Segundo o radiologista, o ideal é que um exame de ressonância magnética seja soli­citado para alguma finalidade específica, e somente em uma região do corpo, como por exem­plo, no joelho, ombro, coluna, e assim por diante. “O pedido médico é necessário para se realizar o exame e, de acordo com a avaliação clínica prévia, podemos focar no exame e alcançar uma melhor qualidade e precisão no diagnóstico”, acrescenta o neurorradiologista.

Sobre o exame

A Ressonância Magnética (RM) é o exame mais moderno para capturar imagem para o diagnóstico de diversas doenças, pois o equipamento possibilita diagnosticar diversas anormalidades que muitas ve­zes os exames feitos por raios-X, ultrassom ou tomografia não mostram. Dessa forma, o exame de ressonância magnética consegue verificar algo que antes não foi esclarecido.

De acordo com Dr. Celso Setogutte, diretor técnico da Clínica DIA, um exame de imagem não substitui o outro, mas se complementam, por isso é importante a orientação médica para direcionar, avaliar e prosseguir com o tratamento mais adequado.

A eficácia da RM também faz com que muitos pacientes procurem as clínicas especializadas para fazer uma ressonância magnética do corpo inteiro, pois apresentam queixas de dores em vários lugares do corpo. O Dr. James Yared esclarece alguns pontos importantes sobre exames complementares.

“A ressonância magnética é, de fato, o exame mais completo para complementar ou­tros exames e detectar se o paciente tem algum problema de saúde, no entanto, como todos os demais procedimentos, deve ser solicitado pelo médico após uma consulta, onde o paciente vai relatar todas as queixas e sintomas, vai passar por um exame físico e caso precise de mais alguma informação para confirmar ou esclarecer melhor alguma patologia, o médico irá solicitar exames complementares, entre eles a ressonância”, explica o Dr. James Yared.

Além disso, o médico lembra que em alguns casos, se não forem direcionados, os resultados servem mais para confundir do que para ajudar. “Como o exame é muito detalhado e específico, nem sempre as alterações descritas são as causas das dores ou dos sintomas. Exis­tem inúmeras alterações fisiológicas e anatômicas que não causam sintomas e podem ser confundidas com doenças”, orienta o médico radiologista.

Sala da ressonância magnética ganhou um backlight, paisagem iluminada no teto, que ajuda a relaxar os pacientes
Sala da ressonância magnética ganhou um backlight, paisagem iluminada no teto, que ajuda a relaxar os pacientes

Serviço

A clínica DIA fica na rua São Vicente de Paulo, 513, esquina com a rua Suzana Suckow – Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3031-7231 e 3607-1040 ou pelo e-mail contato@clinicadia.com.br.

Alta tecnologia à disposição dos pacientes

A Clínica DIA apresenta diferenciais nos serviços, que a projetam como referência em exames de imagem de alta complexidade. Além da mais alta tecnologia dos seus equipamentos e equipe qualificada, os resultados dos exames recebem um laudo diferenciado, pois são avaliados por uma equipe formada por vários sub-especialistas, e personalizada caso a caso.

Atualmente a clínica fornece exames de ressonância magnética de campo fechado 1,5 T; ultrassom 4D; ecografia; raio X digital e mamografia digital e em breve terá exames de tomografia computadorizada multislice e densitometria óssea.

A clínica também está sempre aperfeiçoando seus serviços para atender melhor seus clientes. Há cerca de um mês instalou um sistema backlight na sala de ressonância magnética. “Instalamos um quadro de foto de alta resolução com iluminação potencializada via led que dá a impressão de realismo ao ambiente. Aliado a isso, enquanto o paciente faz o exame, poderá ainda ouvir o som de água, o que vai deixá-lo mais relaxado para fazer o exame”, esclarece o Dr. Celso Setogutte.

O médico ilustra que estes painéis dão ao ambiente uma agradável sensação de bem estar, diminui a tensão e o pânico, além de um toque especial na decoração. “Foram especialmente projetados para funcionar dentro da sala da ressonância magnética e só trazem conforto e benefício para quem busca a Clínica DIA para realizar seu exame”, finaliza.

FOTOS: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE