Programa de qualificação será exemplo para o país

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O sucesso do Programa de Qualificação Profissional da Prefeitura de Araucária, que conta com a parceria do Senai Paraná e a Petrobras, que já viabilizou a qualificação profissional de cerca de 10 mil pessoas desde o ano de 2005, será apresentada como modelo no 8.º Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), marcado para novembro, em Brasília.

O convite foi feito pelo coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida, que visitou na última sexta-feira, dia 14, a sede do Senai Araucária. Além do coordenador executivo do Programa, outros 44 coordenadores do Prominp de 17 estados visitaram a unidade local do Senai.

“O grande desafio da qualificação de mão-de-obra do país está sendo vencido aqui em Araucária. Não bastam recursos para promover a capacitação. É preciso uma ação articulada entre os diversos atores da sociedade para garantir a empregabilidade da população de uma determinada região“, afirmou Almeida.

O secretário de Trabalho e Emprego de Araucária, Ronaldo Assis Martins, informou que desde que a parceria iniciou, em 2005, o município saltou da 29.ª posição no índice de empregabilidade estadual para a 3.ª colocação.

“Em 2006, foram gerados 11 mil novos postos de trabalho no município. Até agosto deste ano, já atingimos 12.250 empregos. Isso se deve também ao programa de qualificação profissional que é desenvolvido em parceria com o Senai e a Petrobras“, observou. O crescimento teve reflexos também no comércio, que neste ano cresceu 20% em relação a 2006, garantiu o secretário, lembrando que a média de crescimento do comércio nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba é de 5%.

Para o diretor de Operações do Senai Paraná, Luiz Henrique Bucco, a aliança estratégica entre os agentes do desenvolvimento local é fundamental para a viabilidade do programa de qualificação. “Graças a esta aliança estamos atingindo resultados positivos em Araucária”, comentou.

Compartilhar
PUBLICIDADE