Redações vencedoras

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Grupo 3 – Colégio Estadual Professora Maria da Graça de Lima – Jonathan Ericson Cieszymski – 3° Lugar – Professora Andrea Santos

A internet realmente promoveu significativas mudanças e avanços no mundo, mas também ocasionou alguns problemas, um deles foi o surgimento das notícias falsas, conhecidas por “fake news”, pois grande parte da divulgação dessas notícias é vinculada pelas redes via internet, que podem ser permeadas, de fato inverídicos que prejudiquem os cidadãos trazendo um impacto negativo á sociedade.

A velocidade com que essas notícias são divulgadas é muito rápida e alcançam um elevado número de usuários em pouquíssimo tempo. De acordo com o sociólogo Manuel Castells, a internet, mais do que uma tecnologia, é uma ferramenta de interação. Ao ler uma notícia vinculada em algum site, geralmente a pessoa logo a repassa aos seus contatos, sem ao menos verificar a fonte e a credibilidade da informação, isso é disseminado  na maioria das vezes, via redes sociais, o que provocam o aumento das notícias falsas, causando certas dúvidas e um impacto negativo, também fatos incertos em relação as informações anunciadas.

As notícias falsas, também são disseminadas por políticos e empresas mal-intencionadas, que as criam e os divulgam para se beneficiar de alguma situação ou atacar a reputação de pessoas, principalmente quando há concorrência.

Infelizmente no Brasil não há uma lei que proíba ou puna a propagação de notícias falsas, elas são uma ameaça á população. Portanto é necessário que o poder público, por meio de um projeto de lei, crie um órgão que controle e puna sites de divulgação ou indivíduos que pratiquem tais inverdades. Além disso, o governo pode realizar campanhas divulgando nas mídias sociais o que esse problema pode causar.

Compartilhar
PUBLICIDADE