Sem dar explicações à PMA, empreiteira abandona obra de Cmei no Jd. Marcelino

Obra abandonada ainda estava na fundação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Funcionários limparam o trecho na quinta-feira, 19 de março
Funcionários limparam o trecho na quinta-feira, 19 de março

Obra abandonada ainda estava na fundação
Obra abandonada ainda estava na fundação

Com certeza você já deve ter ouvido aquela máxi­ma “não há nada tão ruim que não possa piorar”. Pois saibam que ela se encaixa como uma luva para a informação de que a empreitei­ra que venceu uma licitação para construção de seis centros municipais de educação infantil em Araucária abandonou na semana passada o canteiro de obras da única das creches cuja edificação já havia começado.

Com isso, um dos pro­blemas que mais afeta o Município, que é a falta de vagas em Cmeis, só tende a piorar, já que essas construções estavam sendo feitas justamente para amenizar a situação. A obra abandonada fica no Jardim Marcelino, que fica no bairro Capela Velha. Os traba­lhos estavam a cargo da Casa Alta Construções Ltda., que venceu uma licitação reali­zada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo informações de moradores da região, na quinta-feira da semana passada, 19 de março, funcionários da empresa levaram embora os equipamentos que estavam lá para a execução dos serviços. “O pessoal encostou aí e começou a colocar as coisas nos caminhões, limparam o trecho e foram embora”, conta um morador de frente ao canteiro de obras.

Conforme informações das secretarias de Obras e Educação, na quinta-feira mesmo foi providenciada a notificação da empreiteira e solicitado informações sobre o ocorrido, mas até ontem (23) eles ainda não haviam res­­pondido aos questionamentos da Prefeitura. “Estamos bastante preocupados com essa situa­ção, pois não fomos nós quem realizamos essa licitação e sim o FNDE. Ao Município coube providenciar o terreno e agora cabe à fiscalização das o­bras, já que somos nós quem fazemos o pagamento, sendo que, inclusive, parte do dinheiro já foi nos repassado pelo Governo Federal”, comentou a secretária de Educação, Janete Schiontek.

Ainda segundo Janete, como os recursos para cons­trução dos Cmeis são oriundos do Governo Federal, ela pretende ir a Brasília esta semana ainda para se reunir com técnicos do FNDE em busca de uma solução para o pro­blema. “A empreiteira ganhou a licitação para construir seis Cmeis em Arau­cária e destes, três já deveriam estar prontos, sendo que eles só iniciaram a cons­trução de um, que foi justamente a obra abandonada na semana passada. É uma situação muito complicada, pois não fomos nós quem fizemos a contratação e sim o FNDE”, enfatizou.

Quinhentas creches

Conforme apurou nossa reportagem, a Casa Alta ga­nhou a concorrência para cons­truir em torno de quinhentos Cmeis nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, sendo que não seria somente em Araucária que a empreiteira estaria atrasada com os serviços. Em Campo Largo, por exemplo, nenhuma das quatro creches que a empresa foi contratada para construir foi entregue.

Casa Alta

Nossa reportagem entrou em contato com a Casa Alta, que informou apenas que a obra foi interrompida em virtude de uma discussão sobre tributação. Sem entrar em maiores detalhes, a emprei­teira disse que acredita que isso deve ser solucionado esta semana, o que possibilitará que os trabalhos sejam retomados.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTOS: DIVULGAÇÃO / EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE