Com 13º em risco, servidores podem entrar em greve ainda esta semana

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

 

Valores entram nas contas da Prefeitura como recursos livres e podem ser utilizados para qualquer tipo de pagamento, desde fornecedores a folha do funcionalismo

A notícia de que a Justiça bloqueou valores das contas da Prefeitura até o limite de quase R$ 8 milhões para pagar dívidas que a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) tem com o Instituto que gerencia o Hospital Municipal de Araucária (HMA) acendeu a luz de alerta nos sindicatos que representam o funcionalismo municipal.

 

SIFAR e SISMMAR temem que o valor bloqueado das contas do Município dificulte ainda mais o pagamento do 13º salário dos funcionários, que deveria ser pago na terça-feira, 20 de dezembro. O medo dos sindicatos tem sua razão de ser, já que a Prefeitura passa por dificuldades financeiras, tendo – inclusive – cancelado o recesso administrativo da semana que vem na tentativa manter sua arrecadação nos últimos dias do ano a fim de reunir dinheiro para pagar o 13º e o salário do mês de dezembro. Ao que se sabe, a estratégia da administração era segurar o pagamento de alguns fornecedores para juntar o dinheiro para quitar o débito com os servidores. O bloqueio judicial, porém, acabou com a estratégia.

 

Com o 13º em risco, os sindicatos marcaram para essa segunda-feira, 19 de dezembro, às 9h, um ato no prédio da Prefeitura. Lá, tentarão ser recebido pelo prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PTC) em busca de garantia de que não levarão calote. Caso Rui não os receba ou confirme que não haverá dinheiro para a folha e a gratificação natalina, SIFAR e SISMMAR devem marcar assembleias com suas categorias para terça-feira (20), com proposta de deflagração de greve.

Texto: Waldiclei Barboza/ Foto: Everson Santos – Arquivo

Compartilhar
PUBLICIDADE