1° de maio: esse Dia é do Trabalhador!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Dia do trabalho? O dia em que todos trabalham mais certo? Errado. O 1° de maio é o Dia do Trabalhador. Dia que homenageia todos os trabalhadores de luta e em especial os trabalhadores que no ano de 1886 fizeram uma greve geral para reduzir a carga horária de treze para oito horas diárias. E conseguiram, ainda bem. Porém, essa vitória não veio de graça. Muitos morreram, apanharam, foram presos ou sofreram ameaças.

Isso ocorreu nos Estados Unidos, na industrializada cidade de Chicago. No dia 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Entre elas, estava a redução da jornada de trabalho. No mesmo dia, esse movimento se alastrou por todo o país culminando numa grande greve geral dos trabalhadores.

E aqui no Brasil, nos dias de hoje?

Vivemos um difícil momento, porém em que a luta da classe trabalhadora se faz mais necessária. Nossos políticos, aliados com a elite que financia suas campanhas, quer desmontar os serviços públicos (saúde, educação…) e precarizar mais ainda o trabalho e os direitos trabalhistas. Como no século XIX, quem pode combater esses abusos são os trabalhadores organizados e lutando pelos seus direitos.

Aqui em Araucária a situação não é diferente, o serviço público sofre com o descaso dos seus gestores. Os trabalhadores sofrem com a falta de materiais básicos para a realização do seu trabalho. Faltam funcionários para atender a população, faltam colchões para as crianças nos CMEIs e faltam remédios nos postos de saúde.

Portanto, esse dia é da luta dos trabalhadores! Dos trabalhadores que não se calam diante das injustiças e abusos do patrão. Que lutam por melhores condições de trabalho, salário digno e assim defendem um mundo melhor. Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras, lutadores e lutadoras que constroem e buscam um mundo mais digno e justo!

Compartilhar
PUBLICIDADE