10 dias

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Faltam exatamente dez dias para que os quase cem mil eleitores araucarienses compareçam às urnas para a escolha de um prefeito, um vice e onze vereadores para administrar nossa cidade entre os anos de 2021 e 2024.

Embora pareça clichê, é preciso enfatizar que o exercício do voto, mais do que uma obrigação, é um direito conquistado a duras penas pela população brasileira. Nossa democracia ainda é muito recente e volta e meia ouvimos um ruído aqui, outro acolá de pessoas que não têm a real noção do privilégio de podermos participar de um processo eleitoral.

Não há bem mais sagrado do que o de poder votar e ser votado num processo eleitoral. E é justamente por isso que precisamos praticar esse bem com o devido cuidado e dentro das regras estabelecidas pelo nosso estado democrático de Direito.

Embora o período de campanha dure algo em torno de cinquenta dias, é nessa reta final que o eleitor efetivamente decide quem será merecedor de seu voto. A essa altura do campeonato todas as informações necessárias para prática do voto consciente já estão disponíveis, bastando que cada cidadão as busque, sempre analisando os prós e contras de cada candidato.

E analisar os prós e contras de cada candidato é o método mais eficaz para definir em quem você depositará sua esperança de uma cidade melhor. Sim, porque você não encontrará um candidato perfeito. Assim como você, todos têm defeitos, todos têm qualidades. A conta que você tem que fazer é sempre para buscar saber se as qualidades superam os defeitos ou vice-versa. Se o saldo de qualidades for positivo, analise ainda se a visão de governança que você tem são as mesmas do seu pré-selecionado. Se não for, siga procurando. Há muitos candidatos disponíveis. Há, claro, vários deles ruins, seja com ou sem dolo. Mas há também dezenas de candidatos bons, comprometidos em tentar colaborar com a cidade. Basta procurar com zelo. Pense nisso e boa leitura.

Publicado na edição 1237 – 05/11/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE