Home / Notícias / Geral / 3.011 araucarienses se inscreveram no Enem 2019

3.011 araucarienses se inscreveram no Enem 2019



Foto: divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019 teve 3.011 candidatos inscritos de Araucária (no passado foram 3.508). Desse total, teve participantes que faltaram no primeiro dia de prova, realizado no domingo, 3 de novembro. Porém, o Inep – Instituto Nacional de Educação e Pesquisas, ainda não divulgou o número de desistências, relativo a cada município. O balanço divulgado mostra somente os alunos faltantes no país e nos estados;

Em todo o Brasil, de um total de 5.095.388 inscritos, 1.174.750 não compareceram no primeiro dia, totalizando 23%. Já no Paraná, de um total de 211.308 inscritos, 49.076 são faltantes, ou seja, 23,2%. Também foi divulgado pelo Inep o número de participantes eliminados, 376, por problemas como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros.

Os números mostram ainda que 93 participantes foram afetados por ocorrências logísticas. A novidade deste ano é que estes poderão solicitar a reaplicação da prova. Mas é preciso esclarecer que não é qualquer acontecimento que pode ser considerado problema logístico. Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Provas

]No primeiro dia os candidatos realizaram as provas de Ciências Humanas (45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira, podendo ser Inglês ou Espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo), que este ano teve como tema “Democratização do aceso ao cinema no Brasil”.

No próximo domingo, dia 10, será a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de Biologia, Química e Física) e Matemática (45 questões).

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1188 – 07/11/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*