60% das denúncias sobre animais em 2017 foram casos de negligência

Pessoas que maltratam animais podem ser multadas pela equipe de fiscalização
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
60% das denúncias sobre animais em 2017 foram casos de negligência
Pessoas que maltratam animais podem ser multadas pela equipe de fiscalização

 

Das 479 denúncias recebidas em 2017 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), 289 foram casos de negligência. Deixar o animal sem água ou comida, abrigo, preso à corrente curta, em ambiente sujo ou estando doente são alguns exemplos das situações encontradas no município. Nesses casos, o dono pode ser orientado, notificado ou até multado pela equipe de fiscalização, dependendo da gravidade da situação.

Em segundo lugar nas denúncias estão os casos de animais com acesso à rua (ataques, mordedura e soltura) com 83 registros. As situações de abandono receberam 58 denúncias. Houve ainda 42 registros de resgate de animais silvestres, seis situações envolvendo acumuladores (de animais ou de materiais que possam comprometer a saúde física ou mental) e uma de comércio irregular de cães.

Segundo a SMMA, na grande maioria dos casos, a orientação ou a notificação já é suficiente para que o dono do animal tome as providências visando sanar o problema encontrado. Nos casos mais graves, o dono pode ter que responder a um processo criminal, ser detido e pagar multa (conforme lei 9.605/98). As denúncias sobre maus tratos aos animais podem ser comunicadas pelo telefone (41) 3614-7480.

Bem-estar

A preocupação com o bem-estar animal levou a SMMA a realizar diversas ações ao longo do último ano. Em quatro feiras de adoção, 58 cães ganharam uma família. Um total de 407 animais recebeu microchipagem no ano 2017; 174 deles no evento “Saúde Animal no Bairro”, realizado no Jardim Alvorada.

O Centro de Controle de Zoonoses de Araucária, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, conta com cães para adoção. Todos os animais disponíveis já estão castrados, vacinados e microchipados. Para adotar, o interessado precisa estar com RG, CPF, comprovante de residência, ser maior de 18 anos e preencher uma ficha. Mais informações sobre adoção podem ser obtidas pelo telefone (41) 3901-5286.

 

Foto: divulgação

 

Publicado na edição 1096 – 18/01/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE