A cidadania passa por aqui

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O pessoal do Cartório Eleitoral de Araucária está bem preocupado com o velho e péssimo hábito do brasileiro de deixar para fazer as coisas na última hora. A Justiça Eleitoral determinou que é obrigatório os eleitores fazerem seu recadastramento para que a próxima eleição possa ser realizada totalmente pelo sistema biométrico, onde o eleitor apenas coloca a digital no equipamento e digita seu voto. A intenção da utilização deste sistema é acabar com a possibilidade de que uma pessoa vote no lugar de outra. Mas até agora apenas 30% dos eleitores foram fazer o recadastramento (veja reportagem na página quatro desta edição).

Nosso sistema de apuração com urnas eletrônicas tem servido de exemplo para muitos outros países. Enquanto por aqui, mesmo sendo um país continental como é o Brasil, com todos os desafios logísticos que isso representa, conseguimos saber o resultado da eleição horas depois de terminada a votação, ao passo que, em países muito menores onde se usa o sistema tradicional com votos impressos colocados em urnas, o resultado pode levar dias.

Mas para que tudo isso dê certo, a colaboração dos eleitores é fundamental. Ao mesmo tempo que nosso sistema é uma conquista, é também uma responsabilidade. Cada um deve manter seus dados atualizados e, no caso deste recadastramento, é preciso fazer tudo novamente.

É a contribuição que cada pessoa precisa dar para exercitarmos a cidadania em sua plenitude. Pense nisso e boa leitura.

Compartilhar
PUBLICIDADE