À Esquerda, Não!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Todos têm o direito de não gostar de alterações promovidas no trânsito de Araucária. Recentemente, o retorno da mão dupla à avenida Archelau de Almeida Torres gerou muita discussão na cidade. Muitos disseram que a mudança era a sentença de morte da via, que o tráfego ali se tornaria impraticável e uma série de outras coisas. Hoje, alguns meses depois, vemos que as profecias mais alarmistas não se concretizaram.

Embora não tenha gostado da mudança, me adaptei a ela. Até porque, enquanto cidadão, não me restava alternativa. E é justamente por isso que ando indignado com a postura de muitos motoristas de Araucária que insistem em ignorar a sinalização de trânsito da Archelau. A desobediência se resume basicamente à proibição de conversão à esquerda no trecho do Cavalo Baio. Apesar das placas indicarem claramente essa vedação, muita gente insiste em fazê-la. Isso tumultua o trânsito e o torna muito mais perigoso do que seria se todos nós, independentemente de nossas convicções individuais, respeitássemos as normas.

Talvez não tenhamos essa percepção, mas o desrespeito à placa que proíbe a conversão à esquerda, nos torna tão infratores do trânsito como àqueles que dirigem alcoolizados, que furam o sinal vermelho e assim por diante. Ora, a vida em sociedade nos impõe uma série de obrigações e uma delas é não virar à esquerda na Archelau, pois isso aumenta o risco de colisão com o carro que vem em sentido contrário, além de impedir o fluxo de veículos na mesma mão da via, o que faz com que o tráfego engarrafe no cruzamento imediatamente anterior. Isso é muito óbvio!

Irrita ainda mais ver alguém fazendo essa conversão à esquerda quando notamos que se ele dirigisse mais uma quadra estaria respeitando o que diz a legislação. Não é possível que o sujeito seja tão obtuso que prefira correr o risco de matar alguém ou mesmo de levar uma multa a dirigir por mais uma quadra. E por falar em multa, já que é essa a única linguagem que aparentemente o motorista entende, já passou da hora de os agentes de trânsito de Araucária realizar uma fiscalização mais intensa nesses cruzamentos.

É claro que um ou outro politiqueiro pode criticar a ação dos agentes, mas aqueles motoristas que prezam pelo respeito às normas e a segurança no trânsito não enxergarão exagero nesse tipo de fiscalização. Muito pelo contrário. Fica a dica!

Comentários são bem vindos em www.opopularpr.com.br. Até semana que vem!

Compartilhar
PUBLICIDADE