A Natureza agradece

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Uma categoria que trabalha duro no combate ao crime e quase nunca aparece é a Guarda Ambiental. Diferente do policiamento urbano, onde viaturas circulam pelas ruas da cidade, e as pessoas as veem ou ouvem suas sirenes atendendo ocorrências a toda hora, estes profissionais trabalham essencialmente na região rural do município, onde a densidade populacional é menos do que dez por cento da população total. Este setor da Guarda Municipal foi criado há relativamente pouco tempo, mas já vem mostrando trabalho.

Além de ter pouca gente por lá, o trabalho é feito, em sua maior parte do tempo, em patrulhamento por pequenas estradas vicinais, às vezes apenas picadas abertas na mata, onde as pessoas que cometem estes tipos de crimes se escondem.

Pode ser que não apareçam muito, mas têm feito um trabalho fundamental no combate a crimes ambientais e contra animais. Um exemplo disso é a reportagem na página 23 desta edição. Uma pessoa, possivelmente um dono de aviário em Curitiba mantinha em cativeiro em sua chácara na zona rural de Araucária, vários pássaros, inclusive alguns raros e de alto valor comercial, em condições precárias. Faz um bem danado ver esse tipo de gente quebrando a cara. Gente que acha que pode tudo e tem quase certeza que, estando numa região rural mais afastada, jamais será pego cometendo crimes. Os pássaros foram apreendidos, encaminhados para profissionais que irão cuidar deles e, o mais importante, irão prepará-los para que voltem à natureza, de onde não deveriam ter saído. O dono do imóvel já recebeu uma multa e terá que ter um bom advogado para não ir preso.

Tudo isso só aconteceu porque os guardas, ao receberem a denúncia fizeram bem seu trabalho. Foram investigar e agiram com firmeza quando identificaram que algo estava errado.

Apreensões como esta desencorajam outros mal intencionados, alertam a comunidade de que ali existe policiamento atuante e que é melhor agir dentro da lei. Melhor para as pessoas e muito melhor para a Natureza. Pense nisso e boa leitura.

Compartilhar
PUBLICIDADE