Home / Colunas / Editorial / Ainda há espaço

Ainda há espaço


Nesta edição de O Popular trazemos aos leitores uma matéria acerca da presença feminina nos chamados espaços de poder de nossa cidade.
Embora a matéria seja, digamos assim, oportunista, em razão das comemorações de 8 de março, neste ano ela é também publicada por conta do momento político municipal. Afinal, 2020 é ano de eleição para escolha de prefeito (a), vice e vereadores (as).

Tradicionalmente, não só em Araucária, mas em todo o país, os cargos políticos são ocupados por homens. Tanto é que a cota por sexo nas chapas que concorrem à eleição proporcional é conhecida como cota das mulheres. Muito embora, ela valha também para homens. Ou seja, as chapas precisam ter, no mínimo, 30% de vagas destinadas a um sexo. Porém, subconscientemente, tendemos a dizer que essa cota é das mulheres, já que a grande maioria dos candidatos são do sexo masculino.

Essa realidade é a que precisamos mudar. E março de 2020 é um bom momento para falarmos sobre isso porque, pelas regras eleitorais, quem quiser disputar as eleições municipais deste ano precisa estar filiado ao partido político pelo qual pretende concorrer, seis meses antes. Como a votação ocorre em 4 de outubro, temos até 3 de março para sensibilizar o maior número de mulheres possível de que os espaços de poder decisório precisam de uma maior presença feminina.

A atual legislatura, por exemplo, possui atualmente 3 mulheres. Pouco, considerando que mais de 50% do eleitorado é do sexo feminino. Apesar disso, esta é a composição da Câmara que mais mulheres teve. Da mesma forma, no Poder Executivo, pela primeira vez na história, temos uma mulher ocupando o cargo de vice-prefeita. E, em razão de férias do prefeito, também tivemos ao longo desta administração, momentos em que a cidade foi comandada por uma mulher.

Ou seja, de certa forma, as mulheres ganharam espaço no meio político ao longo dos últimos anos. Mesmo assim, ainda é pouco! É possível melhorarmos essa participação. Vamos lá então, você, mulher, ocupe esses espaços! Boa leitura!

Publicado na edição 1202 – 05/03/2020

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*