Home / Notícias / Geral / Alunos do CMAEE Joelma interagem com cães do projeto “Amigo Bicho”

Alunos do CMAEE Joelma interagem com cães do projeto “Amigo Bicho”



Foto: divulgação

Os cerca de 55 alunos que estavam no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), Joelma do Rocio Túlio, na última quarta-feira, 9 de outubro, receberam a visita de cães que fazem parte do projeto “Amigo Bicho”. Esses animais atuam como meio para promover interação entre as pessoas e, conforme a coordenação do projeto, “transformam o ambiente” por onde passam. No Joelma, as crianças tiveram a oportunidade de tocar e interagir com os cães.

“A reação foi de alegria demonstrada de várias maneiras: para uns, euforia e agitação frente os animais. Outros a demonstração de carinho com o toque. Outros ainda o olhar de encantamento com sorrisos e movimentos”, explicou a diretora do CMAEE Joelma Filomena Bora do Carmo. Ainda segundo Filomena, os animais permitem e ajudam no contato e interação. O Centro atende atualmente a um total de 183 alunos com algum tipo de deficiência intelectual.

O “Amigo Bicho” é um projeto de terapia e atividade assistida por animais e teve início no ano de 2005. Atualmente, ele conta com 65 cães e 6 gatos que fazem visita a espaços diversos, entre eles, hospitais. Segundo Letícia Séra Castanho, médica veterinária e coordenadora do projeto, a resposta do público costuma ser imediata. “Os animais têm o poder de transformar o ambiente e o contato com eles muda o foco da dor, do sofrimento, tristezas, para momentos de alegria e descontração. Melhora a resposta das terapias convencionais e melhora a adesão ao tratamento proposto”, comentou.

Texto: PMA

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*