Início / Colunas / Editorial / Antes tarde do que nunca!

Antes tarde do que nunca!


O orçamento de Araucária para 2015 é de quase R$ 750 milhões. Metade vai para custear a folha de pagamento dos servidores. O restante é custo operacional: obras, energia elétrica, água, material de expediente, remédios e por aí vai. De uma forma ou de outra, a Prefeitura vai ter que comprar essas coisas todas de alguém.

Logo, já que tudo isso é pago com dinheiro arrecadado a partir dos impostos que são gerados por aqui, nada seria mais justo do que as compras também fossem feitas em empresas da cidade. Certo? A maioria, com certeza, deve ter respondido a pergunta afirmativamente! O certo, porém, nem sempre é o que acontece.

Atualmente, conforme dados da própria Prefeitura, menos de 20% das compras são feitas de empresas instaladas em Araucária. Como não poderia deixar de ser, parte da culpa é do próprio Município, que não estimula a participação das empresas locais nas licitações. Outra parte da culpa é, consequentemente, desses estabelecimentos que não se agilizam para aumentar sua fatia de participação no orçamento municipal.

Justamente por isso é de se elogiar a atitude da Prefeitura e do Sebrae que, em parceria com outras entidades de classe, além de grandes empresas aqui sediadas estão promovendo um encontro para melhorar a participação das pequenas e médias empresas no mercado de compras públicas. Que esse evento seja apenas o primeiro de uma série de outros para fomentar o comércio local, que, fortalecido, gera um ciclo virtuoso de desenvolvimento da cidade como um todo. Pense nisso e boa leitura.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*