Início / Colunas / SMED / Araucária celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Araucária celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência


Para celebrar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência a Prefeitura de Araucária promoveu no Sábado (20) uma tarde com diversas atividades para toda a população. A ação foi realizada junto com uma série de eventos organizados pela Administração Municipal, no Parque Cachoeira.

O evento contou com apresentações de dança, música instrumental, recreação, exposição de trabalhos e orientações sobre serviços oferecidos pela Prefeitura relacionados a pessoas com deficiência. Outro momento de destaque foi o plantio de mudas de árvores no Parque; atividade que, além dos estudantes, envolveu o grupo de escoteiros.

Vale destacar que o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, foi instituído em 1982, mas oficializado somente em julho de 2005. É celebrado em todo país no dia 21 de setembro, data escolhida em alusão à Primavera e ao Dia da árvore (21/09), uma referência ao nascimento das reivindicações de cidadania e da participação em igualdade de condições. Essa foi a primeira vez que Araucária aderiu à comemoração que visa valorizar e promover os direitos das pessoas com deficiência.

“Conseguimos reunir no evento as cinco associações que nós temos no município. Isso fortalece o trabalho de todas elas”, avaliou a diretora do Departamento de Educação Especial, Marli Kaczmarek. No local, estiveram participando das atividades: Associação Pais Amigos Deficientes Visuais (Apadev), Associação Kasa do Autista (AKA), APAE, Colégio Agrícola e Associação dos Deficientes Físicos de Araucária (Adefar). Ainda segundo Marli, o fato de o evento ser aberto a todo o público demonstra o ideal de inclusão, um espaço de convivência e respeito.

Rally da Inclusão

Alunos das unidades educacionais de Araucária participaram, também no sábado no período da manhã, da sexta edição do Rally da Inclusão, evento da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), realizado em Curitiba. O objetivo foi reunir jipeiros profissionais e pessoas com deficiência para um passeio diferente pelas trilhas offroad de Curitiba e Região Metropolitana.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*