Home / Colunas / SMED / Araucária realiza Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”

Araucária realiza Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é come­morado no dia 02 de abril, mas em Araucária esta é a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. A Lei Municipal nº 2.820/2015, que rege a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituiu a data. E neste ano, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial, realizou nos dias 03 e 04 de abril o Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”.
Profissionais da Educação, familiares de alunos atendidos na Rede Municipal de Ensino, acadêmicos e demais interessados estiveram presentes no Auditório da Faculdade Educacional de Araucária – FACEAR – apoiadora do evento. Todos com um objetivo comum: obter mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, e os desafios da inclusão escolar.
Araucária é referência em atendimento especializado a alunos com autismo. Desde 2011, o município conta com atendimento próprio ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD), que atualmente atende a 76 alunos no contraturno escolar. O centro é parte de um conjunto de ações para dar o suporte necessário a esses alunos da Rede Municipal de Ensino, que contam ainda com: profissional de apoio em sala de aula; atendimento de professor iti­nerante; organização junto ao grupo de pais; e o atendimento integrado com a Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Transporte Escolar – SMED e a Rede de proteção (formada por diversas instituições, entre elas a Assistência Social e o Ministério Púb lico), sempre visando a garantia de direitos e atendimentos necessários.

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*