Home / Notícias / Geral / Araucária se destaca em avaliação realizada pelo Sebrae/PR

Araucária se destaca em avaliação realizada pelo Sebrae/PR

Em uma premiação realizada na última semana em Foz do Iguaçu, o município de Araucária recebeu o prêmio ‘Agentes de Desenvolvimento Destaque – categoria ouro’, do Sebrae Paraná. A premiação mostra que o município está entre os melhores do Estado no que se refere a apoio aos negócios e à inovação. Araucária somou nota máxima (10 pontos) na avaliação deste ano que leva em conta uma série de indicadores. Para ter noção da evolução do município, em janeiro de 2017, a nota de Araucária nesta avaliação era 3,5; no fim de 2018 já saltou para 8,4. Recentemente, o município foi listado em um estudo divulgado pela Revista Exame entre as 20 melhores cidades para fazer negócios no Brasil.

O prêmio ‘Agentes de Desenvolvimento Destaque – categoria ouro’ mostra que o município está comprometido diariamente com a aplicação prática da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE). Araucária teve nota máxima em todos os índices: ‘Acesso a Mercados’, ‘Associativismo’, ‘Crédito e Financiamento’, ‘Educação Empreendedora’, ‘inovação e Tecnologia’ e ‘Simplificação e Desburocratização’.

Apoio

Araucária tem realizado um forte trabalho para estimular negócios locais por meio do apoio aos empreendedores. São cursos de capacitação, oficinas, consultorias oferecidos gratuitamente aos empresários visando estimular novas práticas. Recentemente, o Avançaraucária proporcionou a um grande grupo de empreendedores a oportunidade contato com conteúdos e experiências inovadoras em dois grandes eventos. Foram 120 empreendedores locais enviados gratuitamente a São Paulo para acompanhar as novidades na maior feira de empreendedorismo da América Latina e outros 100 puderam participar do maior evento nesta área no Paraná: o Summit 2019.

Por meio de um amplo trabalho de mobilização da sociedade civil (ao longo de mais de um ano), o município de Araucária, conhecido por seu perfil industrial, está desenvolvendo uma série de estratégias visando o apoio aos pequenos negócios, a geração de renda, empregos e desenvolvimento local. Este trabalho realizado já gerou o Conselho de Desenvolvimento Econômico do município, estrutura que envolve a sociedade civil organizada e o poder público e que tem a missão de implantar uma visão de futuro para a cidade por meio de inúmeras ações integradas. Com o ‘Escritório de Compras’, o município tem dado o suporte para que os empreendedores se preparem melhor para entender os processos e participar das licitações com objetivo de realizar negócios com órgãos públicos.

Uma ação de destaque do Avançaraucária é o Programa de Inovação (Inova Araucária). Uma parceria entre a Prefeitura, Sebrae/PR e Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) está viabilizando a implantação de um espaço próprio no município para desenvolver ações relacionadas, por exemplo, a startups e smartfarms.

Texto: PMA

Foto: Carlos Poly

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*