Compartilhe esta notícia
O uso do álcool em gel é imprescindível para a segurança dos mesários. Foto: Maurenn Bernardo

Dos 1.574 voluntários que vão trabalhar nas eleições municiais em Araucária, aproximadamente 60% são voluntários e os demais foram convocados pela Justiça Eleitoral. Este ano a equipe de trabalho vai enfrentar uma nova realidade diante da pandemia da Covid 19, tendo que seguir à risca todas as determinações do plano de segurança sanitária elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O treinamento a que foram submetidos, inclusive, inclui informações sobre medidas e protocolos sanitários adotados nestas eleições.

Os mesários receberão kits com máscaras faciais descartáveis (com quantidade que possa ser trocada a cada 4 horas), máscaras do tipo escudo (face shield) e álcool em gel de uso individual para higienização das mãos. Também será disponibilizado álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral. É importante destacar que, a fim de evitar riscos de danos, a urna eletrônica não deverá ser higienizada pelos mesários, mas apenas pelos técnicos designados pelos TREs e cartórios eleitorais.

A higienização das mãos pelos mesários deverá ser realizada antes e depois de tirar a máscara e/ou o protetor facial, ao chegar e sair da seção eleitoral, antes e depois de se alimentar, depois de ir ao banheiro e depois de tocar em documentos e/ou objetos dos eleitores (caso necessário).

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1238 – 12/11/2020

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio