Araucária ultrapassa marca de 4 mil microempreendedores individuais formalizados

A proprietária de salão de beleza Maria das Dores viu vantagens em se tornar microempreendedora individual
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A proprietária de salão de beleza Maria das Dores viu vantagens em se tornar microempreendedora individual
A proprietária de salão de beleza Maria das Dores viu vantagens em se tornar microempreendedora individual

Nos últimos anos, a Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar) tem realizado um forte trabalho para incentivar a forma­lização de muitos microempreendedores individuais (MEIs). Em 2013, eles eram 1.417 MEIs na cidade. Hoje, esse número chega a 4.157. A formalização é gratuita e sair da informalidade tem muitos benefícios.

Segundo a direção da Codar, a inauguração do Espaço do Empreendedor (em 2014) possibilitou maior incentivo à formalização desses pequenos empreendedores com a realização de diversas ações. Parcerias com secretarias e visitas a locais para apresentar os benefícios de ser um MEI foram importantes neste período. O trabalho da Codar visa promover a capacitação empresarial e a gestão de negócios, possibilitando a sustentabilidade e crescimento das empresas.

No Espaço do Empreendedor, os empresários participam de cursos gratuitos (ou com custos reduzidos) e treinamentos na sua área de atuação. A falta de planejamento de uma gestão profissional coloca em risco a sobrevivência da empresa; tanto que parte delas fecha as portas em pouco tempo.

Maria das Dores Dias de Souza é um desses microempreen­dedores individuais e que vê muitas vantagens em formalizar seu negócio. Proprietária de um salão de beleza no Iguaçu, ela conta que agora paga um valor menor para o INSS e que terá direito a aposentadoria por idade. Outra vantagem apontada por ela é a experiência dos encontros que participa no Espaço do Empreendedor, que fica na Codar. “Sempre que sou convidada eu vou. A gente faz amizades e faz contatos comerciais”, revelou. Entre as mudanças realizadas em seu salão após os encontros que participou na Codar estão: o cadastro de clientes (para saber quantos são) e o cartão fidelidade que oferece benefício aos clientes mais fiéis.

A empresária participou recentemente da Sessão de Negócios, evento organizado pelo Sebrae, Sicredi e Prefeitura (por meio da Codar). Dessa experiência, Maria relata que ganhou novos clientes e também passou a ser cliente de outros empreendedores locais.

Quais são os requisitos para ser um MEI?

Ter renda bruta anual igual ou inferior a R$ 60 mil; estar na informalidade; não possuir, ser sócio ou administrador de outra empresa.

Com a formalização, há a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que permite a compra e venda de maneira mais fácil, possibilita a participação em licitações e outras negociações. O MEI conta ainda com pacotes bancários especiais, suporte técnico do Sebrae, benefícios como auxílio-doença e salário-maternidade, pensão por morte, aposentado­ria por idade, entre outros.

Mais informações: (41) 3552-0377.

FOTO: Carlos Poly/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE