Pesquisar
Close this search box.
[the_ad id='140098']

Arrombamentos aumentam e PM pede o apoio do povo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Arrombamentos aumentam e PM pede o apoio do povo
Mesmo quando o portão for automático, a dica da polícia é reforçar a segurança com cadeados

Moradores e comerciantes de Araucária estão assustados com a onda de arrombamentos e roubos a residências e comércios, que estão se tornando cada vez mais frequentes na cidade. Os habitantes vivem assombrados e querem uma resposta urgente dos responsáveis pela segurança pública.

A resposta vem do comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Araucária, Capitão Nelson Stoccheiro, que faz um alerta a população sobre alguns cuidados que podem ser tomados para impedir que suas casas ou comércios virem alvos de bandidos. “Estamos preocupados com o aumento das ocorrências de roubos e furtos na cidade. A polícia tem feito a sua parte, mas a população pode nos ajudar, seja mantendo atitudes preventivas ou denunciando todo e qualquer ato ou agente suspeito”, orienta.

O comandante também dá algumas dicas para aumentar a segurança de suas residências, entre elas a de manter a casa sempre com a pintura em dia, grama aparada, árvores podadas e jardim bem cuidado, pra não passaria a impressão de que a mesma está abandonada; preferir muro palito ou grades pantográficas que torna o local mais visível, se por ventura o ladrão conseguir entrar poderá ser visto por vizinhos; o portão, mesmo quando for automatizado, o ideal é reforçar com o uso do cadeado. “Qualquer atitude suspeita a pessoa deve dar a volta na quadra antes de entrar na casa e chamar a polícia”, diz o capitão.

Ele lembra ainda que as residências se tornaram alvo fácil para os bandidos porque abrigam muitos atrativos como TVs e eletrodomésticos de última geração. “Hoje os meliantes sabem que se conseguirem entrar na casa, certamente sairão de lá com muitos produtos de valor e de fácil comercialização”, pontuou.

Cartilha
O comandante da 2ª Cia lembrou ainda que a Polícia Militar do Paraná elaborou recentemente uma espécie de cartilha com informações básicas necessárias para uma boa prevenção por parte de cada cidadão para melhorar a segurança. As cartilhas estão disponíveis na sede da companhia e quem tiver interesse pode buscar um exemplar. Também é possível acessar a cartilha no formato digital através do site:
www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/CARTILHA_SEGURANCA_RESIDENCIAL.pdf

“O manual traz muitas dicas interessantes que às vezes as pessoas nem se dão conta, mas que se forem levadas em consideração, podem aumentar bastante a sensação de segurança nas suas casas ou comércios”, destaca o capitão Stoccheiro. Ele lembra ainda a importância da vizinhança solidária, ou seja, um vizinho cuidar da residência do outro e, se perceber algo suspeito, acionar imediatamente a polícia.