Artistas desenvolvem mosaicos seguindo as técnicas milenares

Os mosaicos desenvolvidos pelos artistas Erik e Marília atraem olhares internacionais
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os mosaicos desenvolvidos pelos artistas Erik e Marília atraem olhares internacionais
Os mosaicos desenvolvidos pelos artistas Erik e Marília atraem olhares internacionais

Ao falar em mosaico, é possível que o leitor imagine um trabalho de colagem realizado como hobby nos finais de semana. No entanto, o trabalho pode ser muito mais sério e exigir meses de dedicação. “Eu estudei três anos em Veneza, na Itália, para aprender essa técnica, que é milenar e exige muito profissionalismo”, conta a artista Marília de Souza Domingues, que hoje atua em Araucária no bairro Estação.

Ali, a jovem trabalha com o araucariense Erik Nascimento, conhecido na cidade pelas o­bras que fez para o Parque Cachoeira e Parque Linear. “Eu co­nheci a Marília na Belas Artes, em 2010, quando eu estudava Pintura e ela Desenho. Durante o curso, nós dois trabalhamos juntos na restauração da Catedral de Curitiba e, ao conversar, decidimos unir nosso conhecimento aqui em Araucária”, conta Erik, que hoje já tem a alegria de ver produções da dupla em vários estados do Brasil e até mesmo em outros países como Estados Unidos e Itália.

Os artistas preparam a matéria-prima e a cortam para confeccionar os mosaicos e vitrais
Os artistas preparam a matéria-prima e a cortam para confeccionar os mosaicos e vitrais

Segundo eles, os trabalhos mais procurados são os de mosaicos e vitrais para igrejas, pois apresentam fortes mensagens religiosas e valorizam o ambiente. “As obras de arte apresentadas em um santuário precisam de atenção especial. Então, nós estudamos muito a tradição iconográfica e preparamos cada peça segundo a tradição, para que sejam obras legítimas”, informa. “Dessa forma, a figura de Jesus ou da Virgem Maria, por exemplo, até podem ser desenhadas de maneira diferente, mas terão elementos principais da tradição que comunicam mensagens religiosas específicas”, explica Erick.

Além desse trabalho de pesquisa, a preparação da obra de arte também é minuciosa e conta com várias etapas. “Nós fazemos um estudo de imagens, apresentamos a ideia para o cliente em forma de pintura e, só depois que a imagem estiver aprovada, iniciamos o desenvolvimento do mosaico”, conta Marília. Nessa fase, eles preparam a matéria-prima e a cortam em peças bem pequenas com um martelo específico utilizado pela técnica há centenas de anos. Depois, iniciam a montagem da obra por meio de subdivisões. “Nós não podemos aplicar o mosaico de uma vez, então vamos construindo a peça por módulos para que o resultado final seja perfeito”, completa a artista, que demora cerca de quatro meses para finalizar um trabalho com dois metros de altura.

Vale ressaltar que essas obras também são procuradas para projetos de design de interiores. “Nesses casos, trabalhamos com o abstrato e o moderno de acordo com a preferência do arquiteto para que a peça seja decorativa e se encaixe no ambiente. Inclusive, já fizemos quatro mosaicos assim para decorar a sala de um empresário aqui de Araucária”, comentam.
Legenda 3 ou detalhe - Cópia
Contato

Para conhecer o trabalho dos mosaicos e vitrais, basta entrar em contato pelos telefones 9658-4548 e 9204-1986 ou pelo e-mail eriknascimentoarts@gmail.com. “Nós marcaremos uma visita, analisaremos sua necessidade e faremos um trabalho único que marcará a história de sua igreja ou família, passando por gerações”, finalizam.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE