Início / Colunas / SMED / Aulas na rede pública municipal começam no dia 05 de fevereiro

Aulas na rede pública municipal começam no dia 05 de fevereiro


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) definiu o calendário escolar para o ano letivo de 2016 por meio da instrução normativa n.° 07/2015. As aulas para os 20 mil alunos matriculados na rede pública municipal começam no dia 05 de fevereiro. Para realizar o planejamento, reunião e organização do espaço escolar, os profissionais da educação voltam dois dias antes (03 de fevereiro).

Como ocorre desde 2014, o calendário será único, isto é, tanto escolas quanto os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) terão o mesmo período letivo. A medida facilita o planejamento de formações continuadas aos profissionais da educação e atividades acadêmicas aos estudantes.

O recesso de julho deste ano será entre os dias 11 e 22. A semana pedagógica está marcada para ocorrer nos dias 06, 07 e 08 de julho. Já o Fórum Municipal ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto. O último dia de aula está previsto para 16 de dezembro de 2016.

O calendário escolar cumpre as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que garante no mínimo 200 dias letivos e ou 800 horas/aula. A programação também contempla a especificação de dias destinados às atividades pedagógicas.

É importante ressaltar que a elaboração e a escolha desse calendário escolar contaram com a participação de vários segmentos que compõem cada unidade educacional. Uma forma democrática, que respeitou as decisões coletivas e assim garantiu o interesse das unidades educacionais.

O calendário, bem como a instrução normativa n.° 07/2015 (que orienta e estabelece as normas para o ano letivo de 2016) podem ser conferidos no site da prefeitura de Araucária (www.araucaria.pr.gov.br) ou no blog da Secretaria Municipal de Educação (www.smedaraucaria.blogspot.com).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*