Aumento no número de vereadores é tema de reunião

Conversa aconteceu na sala da Presidência da Câmara na semana passada
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conversa aconteceu na sala da Presidência da Câmara na semana passada
Conversa aconteceu na sala da Presidência da Câmara na semana passada

Uma reunião realizada na sexta-feira, 27 de março, na sala da presidência da Câmara discutiu a proposta de emenda à lei orgânica do Município que aumenta de onze para quinze o número de vereadores da cidade.

O encontro foi promovido pelo presidente da Câmara, Wilson Roberto David Mota (PROS), e dele participaram atuais e antigos vereadores de Araucária. “Reunimos esse pessoal aqui para conversarmos sobre a proposta e deixar claro que – em hipótese alguma – haverá aumento de despesa caso o aumento no número de vereadores seja aprovado”, afirmou o presidente.

De uma maneira geral – até porque não poderia ser diferente – todos os presentes se posicionaram favoravelmente ao aumento. Alguns, inclusive, ressaltaram que Araucária já chegou a ter dezessete vereadores quando o número de eleitores era menor do que cinquenta mil. Hoje, os aptos a votar já estão na casa dos 95 mil.

Outro ponto comum extraído da conversa é a necessidade de explicar de forma clara à comunidade de que o aumento do número de edis não acarretará aumento da despesa da Câmara. Os defensores da proposta acrescentaram ainda que uma das vantagens de se acrescentar cadeiras ao Legislativo é que isso atrairia mais pessoas interessadas em representar suas comunidades e os segmentos aos quais representam, o que fomentaria as discussões no parlamento, enriquecendo – de certa forma – o debate.

Proposta casada

Ainda durante as discussões, o vereador Paulo Horácio (SD) manifestou seu apoio ao aumento das vagas no Legislativo, sugerindo também que essa proposta fosse casada com a redistribuição dos cargos de assessores dos edis. Em sua opinião, é necessária que o projeto preveja uma diminuição dos comissionados que auxiliam os gabinetes, até como uma forma de mostrar à população que o acréscimo das cadeiras está sendo sugerida como forma de se aumentar a representatividade naquela Casa.

Mais reuniões

A ideia de Betão é realizar mais algumas reuniões, agora com representantes de partidos e de setores da sociedade civil organizada para só então levar o projeto ao plenário.

Por Waldiclei Barboza / FOTO: WALDICLEI BARBOZA

Compartilhar
PUBLICIDADE