“Avançaraucária” é o novo nome do PRODEC

Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“Avançaraucária” é o novo nome do PRODEC
Foto: Carlos Poly

 

A noite desta quarta-feira, 12, foi definido o vencedor do concurso cultural promovido pelo Programa de Desenvolvimento Econômico de Araucária. Por meio de voto popular, os moradores de Araucária escolheram o novo nome do programa, o slogan e a imagem. A revelação dos vencedores ocorreu em cerimônia na Câmara Municipal. Cada um dos nove finalistas recebeu um smartphone como prêmio. Os três vencedores (um de cada categoria) receberam um notebook, mesmo prêmio de seus respectivos professores. A escola dos vencedores recebeu uma Smart TV 50 polegadas. 

Com 1.372 votos, o nome do Programa de Desenvolvimento Econômico deixa de ser Prodec (nome provisório) e passa e ser “Avançaraucária”, título criado por Matheus Henrique Ribeiro Sousa, da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva. O menino de 11 anos mora no Capela Velha contou que não imaginava vencer e que agora vai dividir o uso do notebook que ganhou com a mãe. “Eu fiz esse nome porque Araucária vai para frente em indústria e comércio”, justificou o aluno no material entregue do concurso cultural.

A imagem que representará o programa recebeu 1.030 votos e foi criada por Gabriel da Silva, da Escola Municipal Professora Azuréa Busquette Belnoski. A arte faz referência ao Portal Polonês, à parte industrial do município e ao pinhão. Com 14 anos, Gabriel conta que o notebook chegou em boa hora e vai ajudá-lo a estudar com teleaulas.

Como frase/slogan do programa o voto popular (1.940 votos) elegeu “Plantando ideias, colhendo ações!”, do aluno Igor Xavier da Cruz Oliveira, da Escola Municipal Terezinha Mariano Theobald. O menino de 10 anos, ao contrário dos demais vencedores, garantiu que estava confiante na vitória. Sua professora, Denise Seccon Laskos (que também recebeu um notebook como premiação), confirmou a expectativa do aluno e explicou que outros colegas de Igor também se dedicaram muito para o concurso e estavam confiantes. A professora conta que foi um desafio [bom] trabalhar o assunto com as crianças em sala de aula e que elas “compraram a ideia” de participar. Além de Denise, Célia Mari Dalmoro Padilha (Escola Ayrton Senna) e Maria Marlene de Souza Pereira (Escola Azuréa), também receberam um notebook pela vitória dos seus alunos. 

Seleção –  O concurso cultural teve mais de 600 trabalhos avaliados de alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares. A organização teve que montar uma força-tarefa para selecionar os três trabalhos finalistas (de cada categoria) que foram para o voto popular. Os nove alunos finalistas representam: a Escola Municipal Terezinha Mariano Theobald, Escola Municipal Profª Azuréa Busquette Belnoski, Escola Municipal do Campo Edvino Nowak, Escola Municipal do Campo Profª Andréa M. Scherreier Dias, Colégio Metropolitana, Escola Municipal Senador Marcos Freire, Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva, Escola Municipal Ayrton Senna da Silva e Colégio Bilíngue COC Araucária.

“Avançaraucária” – Araucária está realizando um importante trabalho para pensar o desenvolvimento do município para as próximas décadas. A mobilização para este trabalho é realizada pelo Comitê Organizador formado por representantes da Prefeitura de Araucária, Câmara Municipal de Araucária, Associação das Empresas da Cidade Industrial Araucária (Aeciar) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), além do Sebrae que é um facilitador no processo de articulação com a sociedade civil. A mobilização busca fomentar a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico atuante na cidade. Este Conselho terá representantes de diversas instituições do município e definirá diretrizes para o desenvolvimento econômico local a longo prazo.

Texto: assessoria

Compartilhar
PUBLICIDADE