Home / Notícias / Esporte / Boleirinhas Kakau FC é finalista do prêmio Bom Exemplo da RPC

Boleirinhas Kakau FC é finalista do prêmio Bom Exemplo da RPC

O projeto Boleirinhas Kakau FC, comandado pela técnica Sheila Agapito, que dá aulas de futebol gratuitas para meninas de 5 a 14 anos de idade, é um dos cinco finalistas ao Prêmio Bom Exemplo, da RPC. As iniciativas foram escolhidas para estar na final por uma banca de jurados, dentre as mais de 2000 indicações à premiação, feitas por terceiros. São ações que impactam a sociedade em que vivemos, por meio de ações de cidadania.

Sheila iniciou o projeto da escolinha de futebol para meninas há cerca de cinco anos, e inicialmente o batizou de Raridade. Mais tarde, em homenagem a uma amiga que faleceu, a Kakau, decidiu prestar uma homenagem a ela e rebatizou o grupo com o nome de Boleirinhas Kakau FC. Durante esses anos, ela precisou se afastar um tempo depois que operou o joelho, mas retornou assim que se recuperou. Recentemente ela teve sua casa destruída por um incêndio, perdeu tudo que tinha, enfrentou grandes dificuldades, mas deu a volta por cima e não desistiu das suas alunas.

Elas se reúnem todos os sábados de tarde para treinar na quadra comunitária do jardim Arvoredo, uma comunidade carente de Araucária. Mas mesmo com a pouca estrutura que dispõe, contando com doações de bolas, chuteiras e uniformes, Sheila é uma guerreira, nunca desanima, e passa esse entusiasmo para suas alunas. “Não tive uma infância fácil, enfrentei muitas dificuldades, assim como até hoje enfrento, mas consigo superar. O mais importante pra mim não é ensinar apenas o futebol, quero que essas meninas sejam companheiras, superem as dificuldades, conheçam uma realidade melhor no esporte. Elas devem acreditar que são capazes”, disse a técnica.

Novos valores

Sheila é uma inspiração para suas alunas. Jaquecelli Chaves, mãe da Larissa, 12 anos, e da Gabriela, 9 anos, se orgulha em dizer que as filhas adoram participar do projeto. “Eu mesma já joguei com a Sheila, daí ela montou o projeto, e minhas filhas entraram, e logo levaram as primas. Em pouco tempo a escolinha estava cheia de alunas”, relata. Para Jaquecelli, as filhas não estão apenas aprendendo futebol, pois já foi possível perceber uma mudança em seus comportamentos. “Elas têm mais disciplina, mais disposição em casa e na escola, as notas estão boas e, acima de tudo, são meninas mais felizes, com sonhos e expectativa para o futuro. É mito importante esse espaço que a Sheila está oferecendo a elas”, elogiou a mãe.

A aluna Natalin Mislene de Oliveira Almeida, 12 anos, está no projeto desde o começo. Ela conta que ainda era muito pequena quando a Sheila foi até sua casa e lhe chamou para jogar. “Como eu sempre gostei muito de futebol, aceitei o convite. Hoje o projeto mudou minha vida. Eu não sabia conviver com os meus irmãos, agora eu sei, eu não tinha respeito dentro de casa, agora eu tenho. Gosto tanto de estar no Boleirinhas que pretendo um dia, me tornar uma jogadora profissional”, sonha Natalin.

Serviço

Para votar no projeto Boleirinhas Kakau FC é só acessar o site https://redeglobo.globo.com/rpc/Premio-Bom-Exemplo/ ou votar pelo aplicativo da RPC. A votação vai só até domingo, 10 de novembro. O evento de premiação acontece no dia 20 deste mês.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: divulgação

Publicado na edição 1188 – 07/11/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*