Cabeleireira é a primeira araucariense a colocar o nome social em título

Maria Eduarda comemorou a conquista
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Cabeleireira é a primeira araucariense a colocar o nome social em título
Maria Eduarda comemorou a conquista

 

A cabeleireira Maria Eduarda Santos Souza não consegue esconder a emoção quando fala da sua mais nova conquista depois que assumiu a identidade transgênero. Ela foi a primeira araucariense a incluir o nome social no título de eleitor, isso após o Supremo Tribunal Federal permitir a mudança de identificação em documentos oficiais a partir da auto declaração das pessoas, sendo desnecessária realização de cirurgia de troca de sexo e ação judicial para isso.

Maria Eduarda tem 29 anos e desde os 18 optou pela mudança de sexo. Para ela, a possibilidade de alterar os documentos usando o nome social é um direito que os transexuais e transgêneros sempre quiseram que fosse respeitado. “Que isso sirva de exemplo porque os transexuais sempre enfrentam problemas com a questão dos documentos. Na hora de apresentá-los é sempre constrangedor, pois apesar da imagem feminina, o nome está no masculino. Por isso é que já estou providenciando a mudança de todos os meus documentos. Esta modificação também permitiu que tivéssemos mais visibilidade”, argumentou.

Militante da classe LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) em Curitiba, a cabeleireira fez questão de agradecer ao Cartório Eleitoral de Araucária pelo respeito com que foi tratada na hora de alterar o nome no título. “Fiquei bem feliz e agradeço a todos do Cartório local. Não imaginei que seria tão bem tratada”, pontuou.

 

Foto: divulgação

Publicado na edição 1111 – 03/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE