Compartilhe esta notícia
Foto: divulgação

Além da Campanha Nacional de Multivacinação de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, Araucária está também com as campanhas vigentes contra poliomielite – paralisia infantil para todas as crianças na faixa etária entre 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e contra sarampo. para as pessoas com idade entre 5 a 59 anos. As doses estão sendo aplicadas em todas unidades de saúde.

Importante destacar que o procedimento de vacinar é seguro. Todas as unidades de saúde estão seguindo as normas e recomendações do Ministério de Saúde para minimizar o risco de disseminação da COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os usuários levem sempre um documento oficial e a caderneta de vacinação.

Ressalta-se que em vista do risco de reintrodução de doenças já controladas ou eliminadas e da disseminação de casos de sarampo em todo o País, as estratégias e todo o empenho empregado nestas campanhas são fundamentais para a prevenção e controle de doenças na população.

Poliomielite

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças do público-alvo, sendo que atualmente a cobertura vacinal do município está em 68% (dados até 13/11/2020, conforme população SINASC 2020).

Sarampo

A campanha contra sarampo deve ocorrer até 18 de dezembro para a população de 05 a 59 anos conforme situação vacinal encontrada, sendo que para a faixa etária de 20 a 49 anos a vacinação deve ser feita independente da situação vacinal encontrada (mesmo que estejam com a vacina em dia). A doença é altamente contagiosa e a vacina é a única proteção eficaz.


*Confira o cronograma de vacinação para crianças e adolescentes no site da Secretaria Estadual de Saúde (CLIQUE AQUI).

Texto: PMA

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio