Câncer de mama é assunto sério

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Não é por acaso que importantes monumentos apresentam iluminação rosa este mês, companhias aéreas mudam a cor de seus uniformes e diversos lacinhos estão presentes em todos os lugares. A campanha “Outubro Rosa” é uma iniciativa mundial que tem o objetivo de lembrar as mulheres do perigo que eles correm.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre brasileiras e ainda apresenta alta taxa de mortalidade. Além dele, o câncer de colo de útero também está entre os piores vilões do público feminino por não apresentar sintomas até atingir o nível mais grave.

Por isso, todas as mulheres devem visitar o ginecologista regularmente, tirar suas dúvidas e solicitar os exames de rotina. “Lembrando que durante o mês de outubro as ações de incentivo à prevenção são reforçadas em Araucária”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

Vale ressaltar que a mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas capaz de identificar nódulos ou calcificações. “Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação, fase na qual estaria em estágio mais avançado”, explica a SMSA.

Além de procurar o especialista e realizar esse exame, é importante manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente. “Sem contar que quem tem um estilo de vida estressante, histórico de câncer na família, menopausa tardia, consome bebidas alcoólicas, fuma ou teve a primeira gravidez após os 30 anos tem altos fatores de risco para desenvolvimento do câncer”, pontua a secretaria.

Atendimento em Araucária

Para realizar as consultas periódicas, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima. “Ali, um médico ou enfermeiro pode solicitar o exame de mamografia quando houver a necessidade, e o agendamento leva em média 10 dias, sendo priorizados os casos sintomáticos e que precisem de uma atenção maior pelos especialistas”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Raquel Derevecki

Compartilhar
PUBLICIDADE