Capoeiristas competem na Europa

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os capoeiristas Edgar de Souza Batista e Everton Pereira de Oliveira (ou o Mestre Baiano e o Grilo, como são conhecidos pelos praticantes da modalidade) foram convocados pela Federação Paranaense de Capoeira (Feparca) para integrar a seleção brasileira que vai disputar a Copa Européia de Capoeira.

Eles foram selecionados pela boa atuação que tiveram no 1º Campeonato Mundial de Capoeira, realizado em Araras (SP), no início deste ano. Os dois embarcam em julho para a cidade de Almendralero, na região de Extremadura, na Espanha, onde o evento acontece nos dias 4, 5 e 6 daquele mês.

Competição
Esta é a primeira vez que eles vão participar de uma competição fora do país. Os dois vão competir individualmente e em grupo. Na apresentação individual, Mestre Baiano vai representar o Brasil na categoria master peso médio e Grilo, na adulto peso médio. Desde já, eles estão fazendo treinamentos individuais para a Copa e em junho começam os treinamentos em conjunto, em Curitiba.

Na competição por grupo, Mestre Baiano também vai liderar a bateria. Os dois treinam e competem com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e estão em busca de patrocínio para ir para a Copa.

Pelo mundo
Ele vê a Copa como uma demonstração de como a capoeira está ocupando novos espaços. “Estamos todos capoeiristas felizes por ver que, depois de tanta luta, nosso esporte está tomando seu rumo”, diz. Ele acrescenta que esta é a valorização estrangeira da cultura nacional. “A capoeira está espalhando um pouco da gente pelo mundo e está sendo muito bem aceita lá fora”, fala. Para ele, este é o começo do caminho para em 2012 a modalidade chegar aos Jogos Olímpicos.

Compartilhar
PUBLICIDADE