Carceragem local segue 680% acima do limite de detentos

Com quatro celas e um corró, DP está com 94 presos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Carceragem local segue 680% acima do limite de detentos
Com quatro celas e um corró, DP está com 94 presos

 

A carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Araucária continua superlotada, apesar de ter sido expedido recentemente uma interdição, que impediria que mais detentos fossem levados para lá. A DP tem capacidade para 12 presos, no entanto tem hoje 94 detentos em quatro celas e uma antessala, conhecida como “corró”. Isso significa 680% a mais do que o limite.

Destes 94, existem cerca de 30 presos na DP de Araucária que já foram condenados, mas continuam cumprindo pena ilegalmente na carceragem local. Ainda, há outros que foram detidos após serem encontrados com mandado de prisão em aberto oriundos de outras comarcas.

As transferências são liberadas pelo Departamento Penitenciário (Depen), mas o órgão informou que, ao menos nesta semana, ainda não foi divulgado o número de presos que devem ser transferidos. O Depen esclareceu que tem ciência do limite extrapolado de presos no município, mas disse que tem trabalhado, juntamente a outros órgãos que fazem parte da execução penal, para tentar resolver ou minimizar o problema.

Nesta semana, está acontecendo mutirão carcerário em algumas regiões, conforme explicou o Depen, e após a conclusão disso o órgão saberá informar o número de vagas disponíveis para transferências. Sobre a prioridade deste município, visto a situação caótica em que se encontra a cadeia da delegacia, o Depen não se manifestou.

A comunidade, principalmente moradores próximos da DP, teme rebeliões. Ainda, agentes que trabalham na delegacia, tem receio de serem feitos reféns no momento em que vão retirar presos. O delegado João Marcelo Renk, não se manifestou sobre o assunto, apenas disse anteriormente sobre a interdição que não tem para onde transferir os detentos e não pode negar-se a receber outros presos em ocorrências atendidas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.

Na última semana, foram transferidos mais de 110 presos da Central de Flagrantes, em Curitiba, para o sistema penitenciário. Mas, em Araucária, a situação permanece a mesma.

 

 

Foto: Marco Charneski

Publicado na edição 1114 – 24/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE