Caso segue sob investigação

Espaço onde o vídeo foi gravado está desativado
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Caso segue sob investigação
Espaço onde o vídeo foi gravado está desativado

Ainda repercute o vídeo gravado por agentes de segurança que fazem a guarda do CAIC, localizado no jardim Califórnia. Após ter viralizado nas redes sociais, o vídeo foi parar em programas de TV, em rede nacional, inclusive no quadro Detetive Virtual do Fantástico, que no início da reportagem chegou a mencionar que o fato teria ocorrido no IML de Cuiabá (MT), porque foi desta forma que o caso repercutiu inicialmente. O quadro desvendou o mistério da porta do hidrante batendo e das luzes piscando, mostrando vestígios de fio de nylon, que teria sido usado para movimentar a porta e uma pessoa ficava no interruptor, piscando as luzes.
Em Araucária, apesar da fama, os agentes de segurança, podem se complicar com a suposta brincadeira. Isso porque a Prefeitura Municipal abriu uma sindicância para investigar o que de fato ocorreu e foi mesmo uma brincadeira. Os trâmites estão em andamento e mais detalhes não foram divulgados porque o processo é sigiloso.
Ainda na reportagem, o Fantástico teria mencionado que o CAIC está abandonado, afirmação rebatida pela Prefeitura, que alegou que o complexo está em funcionamento, com escola no local, CMEI e biblioteca. Apenas está vago o espaço onde funcionava a unidade de saúde, pois o serviço foi transferido para um ambiente fora do complexo para melhor acomodação dos pacientes. Ainda de acordo com a Prefeitura, existe um projeto da Secretaria de Educação para reforma do espaço vago e utilização pela educação infantil.
Agentes negam
O diretor dos agentes de segurança, Lineu Gremski, explicou que os nomes dos envolvidos no vídeo do CAIC não foram divulgados porque a repercussão do caso já gerou transtornos aos profissionais. “Eles foram trocados de posto e até que as investigações não sejam concluídas, vão continuar com a rotina normal de trabalho. A Guarda Municipal levantou os fatos e repassou o caso à Secretaria Municipal de Segurança para os procedimentos cabíveis. Os agentes alegam que não foi uma brincadeira e que não foram eles que fizeram o vídeo, muito menos que havia intenção de jogar o material nas redes sociais. No entanto, somente a sindicância vai apurar todos os elementos não compatíveis com as atividades de segurança, e comprovar se de fato houve desvio de conduta”, explicou.
Questionado sobre a arma que um deles teria mostrado no vídeo, o diretor comentou que o procedimento também segue sob investigação. “Não é possível afirmar se era um simulacro ou outro equipamento de segurança de uso permitido para a atividade dos agentes, como arma de choque, spray, bastão, cacetete ou similares”, explicou Lineu.
Inspeção do CB
Outro ponto que teria sido levantado pelos internautas e telespectadores que acompanharam o vídeo foi a falta de mangueira de combate a incêndio no hidrante. O comandante do Corpo de Bombeiros de Araucária, tenente Renan Bortolassi, explicou que a situação não está irregular por se tratar de um prédio desativado. “Como não há necessidade de alvará de funcionamento, a fiscalização dos bombeiros também não é obrigatória”, disse.
O tenente lembrou ainda que o fato de o prédio não ter vigilância redobrada durante o dia, facilita a ação de vândalos, o que provavelmente deve ter sido o motivo da ausência da mangueira no hidrante.

Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE